Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6111

Palavras-chave:

Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

O estudo discute o impacto da experiência do Pibid na prática profissional de supervisores do Programa em relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação. Analisa a forma como essas práticas interferem na formação inicial de professores, tendo em vista estarem estes supervisores na situação de coformadores de licenciandos/bolsistas. O processo de investigação pautou-se na convivência com os supervisores a fim de compreender o trabalho que realizam e, numa segunda etapa, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com os participantes. Percebemos um esforço enorme dos supervisores para realizarem um ensino onde ocorra maior participação dos alunos e, partindo desse ensino, trabalhar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência. Dentre os recursos que os supervisores gostariam de utilizar e não têm conseguido preponderou a utilização da internet em rede, que ainda não é uma realidade nas escolas onde trabalham. Detectamos que há certa desarticulação entre o que se ensina na graduação e o que se vivencia na realidade da sala de aula, tendo em vista que, segundo nos informaram os supervisores, o foco do trabalho dos docentes que atuam nas universidades incide fortemente no conteúdo previsto para ser vencido em suas disciplinas a cada semestre, sem uma articulação efetiva com as demandadas da educação básica.

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Biografia do Autor

Rodrigo de Andrade Sá Santos, Escola Estadual Frei Leopoldo, Uberaba

Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, na área de Estudos Linguísticos. Possui Especialização em Língua Inglesa - Área de Conhecimento Linguística, Letras e Artes. Graduação em Letras - Faculdades Associadas de Uberaba (2009). Atualmente é professor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos e professor substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Central de Idiomas Modernos (CIM). Membro do GEPPOPE - Grupo de estudos e pesquisas em política, formação docente e práticas educativas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa -

Fernanda Borges de Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, Uberaba

Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Educação / Faculdade de Educação - FACED, na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas; Mestre pela Universidade de Uberaba na linha de pesquisa de Formação e Prática Docentes, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino, graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1983) e Administração Escolar de 1º e 2º Graus pela Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves; (1991). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, exercendo no período de 1989 a 2003 a direção das instituições: Escola Estadual Brasil, Escola Municipal Reis Júnior e Centro Educacional Vida Ativa Ltda. Em 2004 exerceu a Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUBE, onde foi professora de Fundamentos da Supervisão Escolar e Estagio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia; de Didática no curso de Educação Física e de Estrutura e Funcionamento do Ensino nos cursos de Educação Física, Artes Visuais e Ciências Biológicas. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde ministra as disciplinas Politica e Organização da Educação Básica no Brasil", "História da Educação no Brasil e Planejamento Educacional; nos cursos de licenciatura em Física,Matemática, Química, Ciências Biológicas, Geografia e História. De fevereiro de 2011 até junho de 2015 foi Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UFTM e, atualmente, é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática da UFTM. Principais temas: ensino; gestão escolar; formação de professores.

Neide Borges Pedrosa, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educação Antonio A Reis Neves (1997), Mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento de Cultura e História dos Povos Indígenas - CHPI (2014) pelo RENAFORN/UFTM. Atualmente é professora Adjunta IV da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora do Laboratório de Ensino Labmídia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (MEPE). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA) - Coordenando a linha de pesquisa - Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Tecnologias aplicadas à educação; Educação à distância: formação docente; educação indígena.

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática. (Texto informado pelo autor)


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Publicado

27/07/2021

Como Citar

SÁ SANTOS, R. de A.; DE ANDRADE, F. B.; PEDROSA, N. B.; ISOBE, R. M. R. Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6111. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6111. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos