Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6111Palavras-chave:
Formação de professores. Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.Resumo
O estudo discute o impacto da experiência do Pibid na prática profissional de supervisores do Programa em relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação. Analisa a forma como essas práticas interferem na formação inicial de professores, tendo em vista estarem estes supervisores na situação de coformadores de licenciandos/bolsistas. O processo de investigação pautou-se na convivência com os supervisores a fim de compreender o trabalho que realizam e, numa segunda etapa, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com os participantes. Percebemos um esforço enorme dos supervisores para realizarem um ensino onde ocorra maior participação dos alunos e, partindo desse ensino, trabalhar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência. Dentre os recursos que os supervisores gostariam de utilizar e não têm conseguido preponderou a utilização da internet em rede, que ainda não é uma realidade nas escolas onde trabalham. Detectamos que há certa desarticulação entre o que se ensina na graduação e o que se vivencia na realidade da sala de aula, tendo em vista que, segundo nos informaram os supervisores, o foco do trabalho dos docentes que atuam nas universidades incide fortemente no conteúdo previsto para ser vencido em suas disciplinas a cada semestre, sem uma articulação efetiva com as demandadas da educação básica.
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