Em direção a uma reflexão conceitual para elaboração de uma gamificação na perspectiva sociointeracionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6022

Palavras-chave:

TDIC, Gamificação, Sociointeracionismo.

Resumo

O presente artigo visa construir o conceito de Gamificação em uma perspectiva sociointeracionista. Serão discutidos aspectos essenciais da Gamificação na construção de uma proposta pedagógica centrada sobre o debate e a construção do conhecimento na Zona do Desenvolvimento Proximal. Para tanto, discute aspectos evidenciados pela tecnologia na forma como o acesso à informação e ao conhecimento tem se dado na sociedade contemporânea, refletindo sobre seu papel na educação para promoção de uma aprendizagem que busque a integração entre educação, tecnologias e sociedade. Identifica e pontua uma discussão sobre o conceito de gamificação em aspectos gerais e no âmbito educacional. Portanto, caracteriza a gamificação, quando pautada no sociointeracionismo, como uma abordagem possível para promoção da aprendizagem no cenário educativo, com o potencial de promover a integração entre educação, tecnologias e sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Agda Isabele Gonsalves Honorato, Universidade Federal de Alagoas

Pós-graduação em Educação Matemática e em Estratégias didáticas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica. Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil.

Fábio Paraguaçu, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Computação. Professor Titular do Instituto da Computação da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil.

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Publicado

10/06/2021

Como Citar

HONORATO, A. I. G.; PARAGUAÇU, F. Em direção a uma reflexão conceitual para elaboração de uma gamificação na perspectiva sociointeracionista. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6022. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático