Em direção a uma reflexão conceitual para elaboração de uma gamificação na perspectiva sociointeracionista
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6022Palavras-chave:
TDIC, Gamificação, Sociointeracionismo.Resumo
O presente artigo visa construir o conceito de Gamificação em uma perspectiva sociointeracionista. Serão discutidos aspectos essenciais da Gamificação na construção de uma proposta pedagógica centrada sobre o debate e a construção do conhecimento na Zona do Desenvolvimento Proximal. Para tanto, discute aspectos evidenciados pela tecnologia na forma como o acesso à informação e ao conhecimento tem se dado na sociedade contemporânea, refletindo sobre seu papel na educação para promoção de uma aprendizagem que busque a integração entre educação, tecnologias e sociedade. Identifica e pontua uma discussão sobre o conceito de gamificação em aspectos gerais e no âmbito educacional. Portanto, caracteriza a gamificação, quando pautada no sociointeracionismo, como uma abordagem possível para promoção da aprendizagem no cenário educativo, com o potencial de promover a integração entre educação, tecnologias e sociedade contemporânea.Downloads
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