“SEM MAIS REBULIÇOS”: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6434

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Currículo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo problematizar discursos acerca de sexualidade e gênero, englobando saberes e práticas incorporados na Educação Sexual desenvolvida, de modo direto e/ou indireto, na escola. Aqui analisamos 12 entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que, entre limites e possibilidades, as abordagens socioculturais de sexualidade e gênero incitam a problematização e desconstrução de tabus e preconceitos, por meio de uma Educação Sexual “além do biológico”. Assim, nos currículos escolares são (re)produzidos uma multiplicidade de discursos que nos constituem como sujeitos transitórios nessa cultura cambiante.

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA, Brasil. Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2018)

Eugerbia Paula da Rocha, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e é graduanda em licenciatura em Biologia pela UFCA. Professora da Educação Básica municipal no Ceará. Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq até fevereiro de 2021.

Elânia Franscisca da Silva, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e é graduanda em licenciatura em Biologia pela UFCA. Atuou como bolsista de iniciação científica pela PRPI/UFCA em 2020 e 2021.

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

SOUZA, E. de J.; ROCHA, E. P. da; SILVA, E. F. da. “SEM MAIS REBULIÇOS”: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6434. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6434. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos