Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3899

Palavras-chave:

Infância. Sexualidades. Práticas curriculares.

Resumo

Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural.

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Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestre (2009) e Doutor em Educação (2014) pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Coordena projetos de extensão nas áreas de Ginástica Geral e Danças de Salão. É líder do Grupo de Estudo e pesquisa: Corporeidade[s], Culturas e Diferença. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Investiga as relações entre Educação, Educação Física e diferença em diversos contextos, destacando-se as áreas de gênero e sexualidade.

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Publicado

13/09/2019

Como Citar

FRANCO, N. Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 134–154, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3899. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos