O ensino de astronomia na formação dos professores egressos dos cursos de licenciatura em física da Universidade Federal de Rondônia

Authors

  • Douglas Douglas Alves da Silva Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.
  • Franklyn Cassiano Martins dos Santos Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.
  • Patrícia Matos Viana de Almeida Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.
  • Queila da Silva Ferreira da Silva Ferreira Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Keywords:

Astronomia, Educação, Formação, Graduação, diagnostico.

Abstract

Este trabalho visou diagnosticar a formação acadêmica no âmbito da graduação dos professores egressos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Rondônia, Campis de Ji-Paraná (UNIR/JP) e Porto Velho (UNIR/PVH), examinando as possíveis falhas neste processo. Para este estudo foi realizado o contato com os egressos através de questionário anexado ao Google drive enviado por e-mails. Sobre o questionário obtemos retorno de apenas vinte seis (26) discentes egressos dos 136 e-mails contatados. Cerca de 85,5% responderam que não tiveram a disciplina de Astronomia em seu currículo da graduação e também não realizaram aulas práticas de observação astronômica. A grande maioria dos egressos, 61,5%, trabalhavam na educação básica com Astronomia e apesar disso, 88,5% deles disseram que sua formação na graduação foi insuficiente para sua atuação profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Douglas Douglas Alves da Silva, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Aluno de graduação em física.

Franklyn Cassiano Martins dos Santos, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

aluno de graduação

Patrícia Matos Viana de Almeida, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Professora na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Possui graduação em curso de licenciatura plena em física pela Universidade Federal de Rondônia (2009), especialização em Docência do ensino superior pela faculdade de Cuiabá (2011) e mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2015). Durante a graduação trabalhou no Projeto de Educação Tutorial - PET, desenvolvendo atividades de ensino e extensão com construção e aplicação de experimentos de baixo custo em sala de aula do ensino médio e atividades de pesquisas relacionadas ao óleo de avestruz. No mestrado trabalhou na área de Física, com ênfase em Materiais Dielétricos com Propriedades Dielétricas. Atualmente atua na área do ensino de Física, com destaque para metodologias educacionais pedagógicas e na pesquisa com foco em materiais dielétricos e nanocompósitos com aplicabilidade em diversas áreas tecnológicas e do meio ambiente, além de óleos oriundos da região amazônica com aplicabilidade na biomedicina.

Queila da Silva Ferreira da Silva Ferreira, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Rondônia (2009), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professora Adjunto, Classe C, nível 2 da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Física Experimental com ênfase em fluidos magnéticos e na técnica de Espectroscopia Raman.

References

NARDI, R. Ensino de ciências e matemática, I : temas sobre a formação de professores. Editora UNESP, v.1, São Paulo, 2009.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores, revista latino-americana de educação em Astronomia.2012.

LANGHI, R.; NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, 2014.

JUNIOR, A. J. R.; Reis, T. H.; GERMINARO, D. R. Disciplinas e professores de Astronomia nos cursos de licenciatura em física das universidades brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 18, p. 89-101, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdfAcesso em 15 de maio 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.o 009, de 8 de maio de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2001.

Projetos pedagógicos e ementas - Site institucional do departamento de física da UNIR, Campus de Ji-Paraná: http://www.fisicajp2.unir.br/pagina/exibir/4292

Arquivos, matriz curricular - Site institucional do departamento de física da UNIR, Campus de Porto Velho: http://www.fisica.unir.br/arquivo

Site institucional do departamento de física da UNIR, Campus de Ji-Paraná: http://www.fisicajp2.unir.br/

Site institucional da professora Patrícia Matos Viana de Almeida: http://www.patricia.almeida.defiji.unir.br/

Site do Programa Clube de Ciências Marie Curie: https://pibex-unir-defiji.webnode.com/

Site institucional do departamento de física da UNIR, Campus de Porto Velho: http://www.fisica.unir.br/

Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Instituto Anísio Teixeira - INEP. Acesso em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206.

Published

16/11/2021

How to Cite

da Silva, D. D. A., dos Santos, F. C. M., de Almeida, P. M. V., & Ferreira, Q. da S. F. da S. (2021). O ensino de astronomia na formação dos professores egressos dos cursos de licenciatura em física da Universidade Federal de Rondônia. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 6. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6612-24039-1-SM.PDF

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.