A docência e suas peculiaridades: Perfil dos profissionais de física da cidade de Ji-Paraná (RO)

Auteurs-es

  • Davi Diego de Almeida Universidade Federal de Rondônia
  • Patrícia M. V. de Almeida Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.
  • João Batista Diniz Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.
  • Queila Souza Ferreira Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Mots-clés :

Docentes, Física, Perfil, Diretrizes, Ji-Paraná

Résumé

Nesta pesquisa foi analisado o perfil dos professores que ministravam aulas de física na cidade de Ji-Paraná no ano de 2017. Seguidamente levantou-se as hipóteses de quais fatores levariam os docentes da área de física a lecionar outras disciplinas e por que os profissionais de outros ramos estão ministrando aulas de física. Para compreender essas questões, aplicou-se um questionário aos professores que lecionavam a disciplina de física nas escolas públicas desta cidade. Esse questionário abordava as diversas atividades e condições físicas que permeiam as atividades profissionais desses educadores tais como, formação, titulação, incentivos físicos, dentre outros. Após a coleta de dados, organizou-se as informações em fichas, catalogou e analisou os resultados. Conclui-se que esta pesquisa forneceu dados significativamente relevantes a respeito do perfil dos professores de Física da educação básica da cidade de Ji-Paraná (RO), pois estes mostraram alinhamento com os Censos escolares nacionais de 2013 e 2017 em todos os fatores que são fundamentais ao bom desenvolvimento profissional do docente de física.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Davi Diego de Almeida, Universidade Federal de Rondônia

Docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Coordenador do Laboratório de Nanomateriais e Nanobiomagnetismo.

João Batista Diniz, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Docente do departamento de Física da UNIR de Jí Paraná

Queila Souza Ferreira, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Física.

Docente do departamento de fisica da unir de jí-paraná

Références

COSTA, E. B. O. e RAUBER. P. História da educação: surgimento e tendências atuais da universidade no Brasil Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS, v. 11, n. 21| Jan./Jun., p. 245, 2009.

ARAÚJO, M. V. A Evolução do Sistema Educacional Brasileiro e seus Retrocessos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 1. p 52-62, Abril de 2017. ISSN:2448-0959.

Assembleia Geral da ONU. "Declaração Universal dos Direitos Humanos". "Nações Unidas", 217 (III) A, 1948, Paris, art. 1, http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/ . Acessado em 6 de setembro de 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art62 Acesso em: 30 de Jun. 2017.

BRASIL. Parecer CNE/CS n.º 1.304, de 7 de dezembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de física, 2001.

Ministério da Educação, Notas Estatísticas do Censo escolar, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://inep.gov.br/resultados-e-resumos

O Observatório do PNE. Formação continuada e pós-graduação de professores. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/16-professores-pos-graduados.

PNE. Planejando a Próxima Década, Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. Quarta edição. São Paulo: Atlas, 2002. p171.

BRASIL. Projeto de Lei No 504, de 2011. Altera o parágrafo único do art. 25 da Lei no.9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para estabelecer o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental e médio. Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal – Brasília-DF.

Téléchargements

Publié-e

05/11/2021

Comment citer

de Almeida, D. D., de Almeida, P. M. V., Diniz, J. B., & Ferreira, Q. S. (2021). A docência e suas peculiaridades: Perfil dos profissionais de física da cidade de Ji-Paraná (RO). Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 6. Consulté à l’adresse https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6485

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.