Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos

Autores

  • Glad dos Santos Knyppel Instituto Federal de Rondônia
  • Davi Diego de Almeida Instituto Federal de Rondônia / Coordenação do Curso de Licenciatura em Física

Palavras-chave:

Ensino em sala de aula, circuitos eletricos

Resumo

Este artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa de Iniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobre e lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno contribuindo para a construção do conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, também proporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glad dos Santos Knyppel, Instituto Federal de Rondônia

Estudante pibid - ifro

Referências

AUSUBEL, David P. NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen; PSICOLOGIA EDUCACIONAL; Editora Interamericana. RJ, 1980

HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: LTC, 2006, v.3.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 06 set 2021.

WIEBUSCH, A.; RAMOS, N. V. . AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM

BECKER, FERNANDO; FERREIRA, R. R. ; SALADINI, A. C. . Entrevista com Prof. Dr. Fernando Becker.. SCHÈME: REVISTA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS, v. 11, p. 223-252, 2019.

CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte et al . Metodologia observacional para o estudo do brincar na escola. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 7, n. 3, p. 427-438, dez. 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712008000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 set. 2021.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

Knyppel, G. dos S., & de Almeida, D. D. (2021). Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 3. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6558-23993-2-CE.PDF

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.