O desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita em ambientes digitais
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.29-48Palavras-chave:
Letramento digital, Competências e habilidades, Leitura e escrita.Resumo
Diante da dificuldade crescente de avaliar a confiabilidade e credibilidade de textos e sites, bem como de proceder leituras multimodais e hipertextuais, importa pensar sobre o papel da escola no desenvolvimento do letramento digital. Partimos da hipótese de que para o letramento digital ocorrer os usuários precisam compreender o funcionamento destes textos, apropriando-se de estratégias de leitura que lhes permitam desenvolver habilidades e competências leitoras. Consideramos ser necessário que os professores incorporem o uso das tecnologias em sala de aula, promovendo práticas de leitura e escrita em plataformas digitais e ampliando as potencialidades de comunicação, interação e aprendizagem nas redes sociais. Nosso objetivo principal foi refletir sobre os desafios de educar na era da informação, ponderando especialmente sobre as questões relativas ao desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e tomamos por base os estudos desenvolvidos por Coscarelli (2016), Soares (2010), Spadaro (2013), Dudeney et al (2016), e Rojo (2013).
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