O desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita em ambientes digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.29-48

Palavras-chave:

Letramento digital, Competências e habilidades, Leitura e escrita.

Resumo

Diante da dificuldade crescente de avaliar a confiabilidade e credibilidade de textos e sites, bem como de proceder leituras multimodais e hipertextuais, importa pensar sobre o papel da escola no desenvolvimento do letramento digital. Partimos da hipótese de que para o letramento digital ocorrer os usuários precisam compreender o funcionamento destes textos, apropriando-se de estratégias de leitura que lhes permitam desenvolver habilidades e competências leitoras. Consideramos ser necessário que os professores incorporem o uso das tecnologias em sala de aula, promovendo práticas de leitura e escrita em plataformas digitais e ampliando as potencialidades de comunicação, interação e aprendizagem nas redes sociais. Nosso objetivo principal foi refletir sobre os desafios de educar na era da informação, ponderando especialmente sobre as questões relativas ao desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e tomamos por base os estudos desenvolvidos por Coscarelli (2016), Soares (2010), Spadaro (2013), Dudeney et al (2016), e Rojo (2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Valesca da Cunha Klein, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em letras, mestre em linguística, graduada em letras

DLV Linguística

Nilian Pereira Guimarães

Graduada em letras

Downloads

Publicado

17/09/2020