RESENHA: Língua: Objeto de estudo, patrimônio do povo.

Autores

  • Débora Santos Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Sinop/MT

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.251-259

Palavras-chave:

Letras, Sociolinguística, Língua

Resumo

O livro Objeto Língua (2019), escrito e publicado pelo autor Marcos Bagno, traz contribuições para o estudo da língua no âmbito da Sociolinguística, o autor se inspirou na famosa frase do pai da Linguística, Ferdinand Saussure (1916), em sua obra póstuma Curso de Linguística Geral: “é o ponto de vista que cria o objeto”, para intitular sua obra. A escolha surgiu do pensamento de que um geólogo ou qualquer outro cientista tem seu objeto de estudo materializado, podendo ser tocado, mudado de lugar ou visto, já para os linguistas seu objeto é um barulho, que sai pela boca de alguns e entra pelos ouvidos de outros, assim sucessivamente, como relata Bagno numa entrevista à editora Parábola. O autor conclui dizendo que o linguista, primeiro constrói seu objeto, e depois o estuda. Assim, existem muitos pontos de vistas que podem permear os estudos sobre a língua.

Marcos Araújo Bagno dedicou sua vida e trajetória profissional aos estudos das variações e diversidades da língua. Polêmico, conhecido por tratar de assuntos de discriminação no modo de falar dos indivíduos cuja sociedade brasileira encara com muita naturalidade por considerar que os erros de português são cometidos apenas pelos pobres, analfabetos, semianalfabetos, os quais são excluídos e criticados pela elite que disputa quem sabe mais a língua. É pelo fato de estar sempre em defesa e por valorizar a variedade dessa minoria excluída pela elite que Bagno coleciona muitas inimizades entre linguistas e gramáticos conservadores e tradicionalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Santos Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Sinop/MT

Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop - IUNI EDUCACIONAL S.A. / UNIC SINOP (2009). Contadora no escritório CGF Contabilidade LTDA - EPP no município de Sinop-MT. Graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Sinop-MT (2015). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLetras, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop-MT na área de Estudos Linguísticos com pesquisas na área da Sociolinguística. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS) na mesma instituição. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

01/06/2021