FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer norma linguística. Contexto: São Paulo, 2017

Autores

  • Leandro Silveira Araujo Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Silva Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Heloísa Rodrigues Almeida Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.2.p.148-155

Palavras-chave:

Norma Linguísticas, Variação Linguística, Norma Culta, Ensino

Resumo

Em Para conhecer: norma linguística, encontramos um texto preocupado em introduzir o leitor no complexo e, às vezes, obscuro mundo da norma, apresentando-nos o que é essa tal “norma”, “desatando alguns nós” (FARACO, 2008) das muitas facetas associadas à(s) norma(s) da linguagem e convidando-nos a refletir e contribuir cientificamente para a área dos estudos normativos, seja no ensino ou na descrição das línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Silveira Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

É doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara), instituição em que também se licenciou e bacharelou em Letras (Português e Espanhol). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCUyo/Argentina) e foi bolsista CAPES de doutorado-sanduiche no 'Depto de Filología Española', da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Atualmente é Professor no Instituto e Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, atuando principalmente em pesquisa associada aos seguintes temas: estudos descritivos do espanhol, gramaticalização, variação e mudança linguísticas, história do espanhol e das línguas românicas, estudos contrastivos entre espanhol e português.

Fernanda Silva Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Possui formação técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba (2017). No período de 2016 a 2017, participou de um projeto de iniciação científica voluntário (PIVIC) na área de Literatura Hispano-Americana, mais precisamente trabalhando com obras de Juana Inés de la Cruz.

Heloísa Rodrigues Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU) desde março de 2018. Membro do Grupo de Estudos sobre Norma Linguística - NormaLI/ CNPq. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES) desde agosto de 2018, e do Programa Voluntário de Iniciação Científica desde setembro de 2018, com a pesquisa Os possessivos no português e no espanhol: uma análise normativa.

Downloads

Publicado

11/02/2020

Edição

Seção

Resenhas