A abordagem de temáticas sociais em sala de aula: a reflexão sobre o racismo no ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.108-123

Palavras-chave:

Linguagem, interação, racismo, reflexão, produção textual.

Resumo

Este trabalho busca discorrer sobre a abordagem de temáticas sociais em sala de aula, destacando-se a importância do desenvolvimento de atividades de linguagem para promover a reflexão no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, apresentam-se práticas desenvolvidas durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018, para uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Na ocasião, baseando-se em uma concepção sociointeracionista de linguagem, foi elaborado um planejamento que contemplou a temática racismo, enfatizando-se a importância de atividades linguageiras, em especial da leitura e da escrita, para a problematização desse tema. Como resultado, percebeu-se que as atividades surtiram o efeito previsto: refletir sobre o cotidiano e, ao mesmo tempo, produzir texto utilizando o conhecimento aprendido em sala de aula. Houve um grande interesse por parte dos alunos, fazendo com que interagissem e se envolvessem por completo, opinando e discutindo cada detalhe da atividade. Nesse sentido, acredita-se que trazer o cotidiano para dentro da sala de aula instiga os alunos a pensarem sobre o mundo e sobre sua participação nele, o que é fundamental, principalmente se tratando de um tema tão polêmico como o racismo.

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Biografia do Autor

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras  Língua Portuguesa/Literaturas  pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

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Publicado

01/06/2021