Análise das Dimensões Verbais, Visuais e Sociais de Estêncil sobre a Greve dos Entregadores de Aplicativos

Autores

  • Otávio Felipe Carneiro
  • Thaysa Gabriella Gonçalves
  • Wesley Mateus Dias

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.1.p.95-114

Palavras-chave:

Estêncil, Linguística Textual, intertextualidade.

Resumo

Em junho de 2020, o Brasil se deparou com uma greve dos entregadores de aplicativos que tinham a intenção de reivindicar melhores condições de trabalho e reajustes nos pagamentos salariais, além de medidas de segurança em tempos de pandemia da COVID-19. A partir disso, foram produzidos diversificados enunciados presentes em diferentes gêneros do discurso/textuais, entre eles, destacamos o estêncil, uma modalidade de arte de rua constituída pela utilização da linguagem visual que se adequa a paisagens urbanas, exprimindo diferentes críticas e sentidos ao local. Exposto isso, nosso trabalho tem por objetivo explorar a intertextualidade no estêncil de Bacuri (2020) referente à greve dos entregadores. Mais especificamente, exporemos as particularidades do estêncil, analisando as dimensões verbais, visuais e sociais de um enunciado concreto intitulado como Modern Times, para depois explanarmos a intertextualidade como elemento de construção do sentido (KOCH, 2016). Para isso, temos como base as reflexões da Linguística Textual a partir de Koch (2016; 2017), Koch e Elias (2018) e Koch e Travaglia (2011), buscando apresentar como a presença da referência a um texto anteriormente veiculado compõe parte da significação do próprio texto e da ressignificação do trabalhador no estêncil representado.

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Biografia do Autor

Otávio Felipe Carneiro

Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialização em Língua portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente mestrando em estudos da linguagem pela UEL, sendo bolsista pela CAPES.

Thaysa Gabriella Gonçalves

Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Paraná (2017), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (2019) e especialização em Literatura Brasileira pela Faculdade Unina (2019). Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL/UEL), professora de produção de textos e gramática na Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana e diretora administrativa da Do Pi ao Verbo (Apucarana).

Wesley Mateus Dias

Mestrando na linha de Estudos do Texto e do Discurso pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM). Graduado em Letras-Português pelo departamento de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Apucarana). Professor de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR).

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Publicado

21/10/2021