Casa de cultura no campus: o ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em língua espanhola por meio do gênero textual carta do leitor

Autores

  • Bruna Lays Alencar Brandão Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas
  • Danillo Silva Feitosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.124-140

Palavras-chave:

Carta do leitor. Sequência didática. Língua espanhola.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida no programa de iniciação científica (PIBIC) e objetivou investigar o processo de escrita argumentativa do gênero textual Carta do Leitor em língua espanhola. O estudo foi desenvolvido com alunos iniciantes na aprendizagem do idioma espanhol, matriculados na Casa de Cultura no Campus, programa de extensão do Curso de Letras/Espanhol, da Universidade Federal de Alagoas. Para a realização da pesquisa, utilizamos, como aporte teórico, as discussões acerca do letramento crítico (KLEIMAN, 2007; ROJO, 2009; MARCUSCHI, 2008), os estudos retóricos e argumentativos (PLANTIN, 2008; REBOUL, 1998; MEYER, 2007; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e as pesquisas relacionadas ao ensino da escrita como processo (FLOWER; HAYES, 1981; MENICONI, 2017). A pesquisa-ação (BARBIER, 2004; THIOLLENT, 2007), direcionou processo de coleta e análise de dados das produções escritas e entrevistas realizadas com os participantes do estudo, ao longo da sequência didática elaborada e desenvolvida no programa. Como resultados, a pesquisa permitiu observar que, quando o ensino-aprendizagem da língua espanhola caminha em direção à formação cidadã, crítica e reflexiva, as aulas se tornam mais produtivas, participativas e significativas para os alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lays Alencar Brandão, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras/Espanhol e especialista em ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, Brasil(2020) e professora de Espanhol da Escola de Educação Básica Professora Elenita Lucena.

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil(2015). Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas , Brasil.

Danillo Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Tutoria em Educação a Distancia e Docência no Ensino Superior

Downloads

Publicado

01/06/2021