Casa de cultura no campus: o ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em língua espanhola por meio do gênero textual carta do leitor
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.124-140Palavras-chave:
Carta do leitor. Sequência didática. Língua espanhola.Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida no programa de iniciação científica (PIBIC) e objetivou investigar o processo de escrita argumentativa do gênero textual Carta do Leitor em língua espanhola. O estudo foi desenvolvido com alunos iniciantes na aprendizagem do idioma espanhol, matriculados na Casa de Cultura no Campus, programa de extensão do Curso de Letras/Espanhol, da Universidade Federal de Alagoas. Para a realização da pesquisa, utilizamos, como aporte teórico, as discussões acerca do letramento crítico (KLEIMAN, 2007; ROJO, 2009; MARCUSCHI, 2008), os estudos retóricos e argumentativos (PLANTIN, 2008; REBOUL, 1998; MEYER, 2007; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e as pesquisas relacionadas ao ensino da escrita como processo (FLOWER; HAYES, 1981; MENICONI, 2017). A pesquisa-ação (BARBIER, 2004; THIOLLENT, 2007), direcionou processo de coleta e análise de dados das produções escritas e entrevistas realizadas com os participantes do estudo, ao longo da sequência didática elaborada e desenvolvida no programa. Como resultados, a pesquisa permitiu observar que, quando o ensino-aprendizagem da língua espanhola caminha em direção à formação cidadã, crítica e reflexiva, as aulas se tornam mais produtivas, participativas e significativas para os alunos.
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