Parâmetros para o diagnóstico e avaliação da precisão na fluência em leitura oral: uma análise alunos do 6º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.163-178

Palavras-chave:

Fluência em leitura oral, Método CBM, Precisão

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir parâmetros baseados na precisão na fluência em leitura oral que contribuem para avaliação e diagnóstico do desempenho em leitura. A pesquisa foi feita com alunos do 6º ano do ensino fundamental de quatro escolas da cidade de Belém-PA, sendo duas públicas e duas privadas, e foi utilizado o método CBM (Curriculum-based measurement), proposto por Deno (1985) para a coleta dos dados e, para a análise de dados, foram utilizados os parâmetros propostos por Rasinski (2004) e Clay (2000). O método CBM requer um minuto da leitura oral de textos apropriados ao ano escolar em que os alunos se encontram e, a partir de uma amostra, é possível monitorar em qual das dimensões da fluência (velocidade, precisão e expressividade) apresentam dificuldades. Dentre as dimensões da fluência em leitura oral, foi selecionada a precisão e a medição de três taxas que serviram de referência para a análise dos dados: o nível de precisão e as taxas de precisão e autocorreção. Os resultados mostraram que as escolas privadas tiveram melhores desempenhos que as escolas públicas, apesar de uma das escolas públicas não apresentar tanta discrepância comparada às escolas privadas. Conclui-se que as taxas referenciais devem ser consideradas independentemente para cada escola, a fim de que se possa fazer um diagnóstico mais confiável e promover uma avaliação que permita intervenções mais consistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michell Gadelha Moutinho, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Escola de Aplicação da UFPA. Mestre em Estudos Linguísticos (UFPA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPA).

Downloads

Publicado

01/06/2021