Parâmetros para o diagnóstico e avaliação da precisão na fluência em leitura oral: uma análise alunos do 6º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.163-178Palavras-chave:
Fluência em leitura oral, Método CBM, PrecisãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir parâmetros baseados na precisão na fluência em leitura oral que contribuem para avaliação e diagnóstico do desempenho em leitura. A pesquisa foi feita com alunos do 6º ano do ensino fundamental de quatro escolas da cidade de Belém-PA, sendo duas públicas e duas privadas, e foi utilizado o método CBM (Curriculum-based measurement), proposto por Deno (1985) para a coleta dos dados e, para a análise de dados, foram utilizados os parâmetros propostos por Rasinski (2004) e Clay (2000). O método CBM requer um minuto da leitura oral de textos apropriados ao ano escolar em que os alunos se encontram e, a partir de uma amostra, é possível monitorar em qual das dimensões da fluência (velocidade, precisão e expressividade) apresentam dificuldades. Dentre as dimensões da fluência em leitura oral, foi selecionada a precisão e a medição de três taxas que serviram de referência para a análise dos dados: o nível de precisão e as taxas de precisão e autocorreção. Os resultados mostraram que as escolas privadas tiveram melhores desempenhos que as escolas públicas, apesar de uma das escolas públicas não apresentar tanta discrepância comparada às escolas privadas. Conclui-se que as taxas referenciais devem ser consideradas independentemente para cada escola, a fim de que se possa fazer um diagnóstico mais confiável e promover uma avaliação que permita intervenções mais consistentes.
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