TECENDO CONHECIMENTO: A URGÊNCIA DE UM MARCO LEGAL PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA E DA DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8118

Palavras-chave:

Diversidade Sexual, Interseccionalidade, Geografia e Gênero

Resumo

Este artigo apresenta uma análise na perspectiva geográfica sobre a lacuna existente em políticas públicas e legislação, em que a marginalização de identidades LGBTQIA+ nos espaços educacionais. Buscando promover uma reflexão interseccional com raça, gênero e sexualidades. Inspirado nos trabalhos de Joseli Maria Silva, o texto destaca a urgência de uma legislação que respalde a inclusão e a expressão da diversidade sexual no contexto escolar enquanto espaço de sociabilidade e formação de pessoas. Ao final, a análise enfatiza a importância de espaço escolar que respeite a diversidade, cultural e étnica.

Biografia do Autor

  • Guilherme Rabelo Brunoro, Universidade Federal de Rondônia

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia). Tem experiência como professor de Geografia Geral no curso gratuito preparatório para vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no projeto VEMPRAUNIR. Foi bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e como pesquisador técnico do projeto: Repensando Barragens - Soluções Inovadoras para criar comunidades sustentáveis (INFEWS) Michigan State University (MSU). Atua na linha de pesquisa de Políticas Territoriais com ênfase nas contradições socioambientais ocasionadas pela construção de aproveitamentos hidrelétricos na Amazônia.

  • Rayla de Lima Tavares, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGG, pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO e do Projeto de Extensão Clube de Leitura Lélia Gonzales, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Graduada no curso de Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2019). Na graduação fui bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFOPA (2016-2018), participei do Grupo de Estudos Élisée Reclus vinculado ao Núcleo de Pesquisas sobre Espaço, Política e Emancipação Social -NEPES/UFOPA (2018.2). Tenho interesse nas seguintes áreas: Geografia e Gênero, Geografia e Pensamento Decolonial e Ensino de Geografia.

  • Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG -PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana - REGGILA.

Referências

ANDRADE, Higor Lopes; FERREIRA, Evaldo; SOUZA, Edevaldo Aparecido; VECCHIA, Tamires Cristina de Souza Dalla. O armário tem poeira e eu tenho rinite”: a opressão dos espaços heteronormativos sobre a identidade homossexual. Revista Geoaraguaia, v 13, n. 2, p. 281-298, 2023.

BERG, Lawrence D; LONGHURST, Robyn. Abibliography of geography and masculinities. ACME: An International E-Journal for Critical Geographies. p. 1-12, 2003. Disponível em: http://www.acme-journal.org/MascBib.pdf. Acesso em: 01/06/2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Dispões sobre as diretrizes e bases educação nacional, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” [...]. Diário Oficial da União; 10 de janeiro de 2003.

_____ Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008. para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. D. O. U; 11 de março de 2008.

BROWN, Michael. Travelling through the closet. In: DUNCAN, James; GREGORY, Derek (Ed.). Writes of passage: ambiguity and contradiction in travel writing. London: Routledge, 1998. p. 185-199.

BOYNARD, L. M.. Por Uma Desconstrução Da Representação Única De Mundo: Alternativas Cartográficas Para Aplicação Da Lei 10.639. Revista Tamoios (Online), v. 1, p. 109-121, 2011.

BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion fi identity. London: Routledge, 1990.

BUTZ, David; BERG, Lawrence D. Geography, men, and duppy feminism. In: MOSS, Pamela (Ed.). Feminist geography ni practice: research and methods. Oxford: Blackwell Publishers, 2002. p. 87-102.

CONNEL, Robert W. Gender and power. Cambridge: Polity Press, 1987.

_______. Masculinities. Sydney: Alen &Unwin, 1995.

CORRÉA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. A Geografia Cultural brasileira: uma avaliação preliminar. Revista da ANPEGE, .v 4, n. 4, p. 89-108, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade :I a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018. 1ª Edição.

JACKSON, Peter. The cultural politics of masculinity: towards a social geography. Transactions of hte Institute of British Geographers, .v 16, p. 199-213, 1991.

_______. Black male: advertising and the cultural politics of masculinity. Gender, Place and Culture, v. 1, n. 1, p. 49-60, 1994.

KAUFMAN, Michael. The construction of masculinity and the triad of men's violence In: _______(Ed.). Beyond patriarchy: essays by men on pleasure, power, and change. Toronto-NovaYork: Oxford University Press, 1987. p. 01-29.

_______. Men, feminism, and men's contradictory experiences of power. In: BROD, Harry; KAUFMAN, Michael (Ed.). Theorizing masculinities. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. p. 142-165.

KNOPP, Lawrence. Sexuality and urban space: gay male identity politics ni the United States, the United Kingdom, and Australia. In: FINCHER, Ruth; JACOBS, Jane M. (Ed.). Cities of diference. New York: Guilford Press, 1998. p. 149-176.

LONGHURST, Robyn. Geography and gender: masculinities, male identity and men. Progress in Human Geography, v. 24, n. 3, p. 439-444, 2000.

MASSEY, Doreen. Masculinity, dualisms and high technology. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 20, n. 4, p. 487-499, 195.

MCDOWELL, Linda. Life without father and ford: the new gender order of post-fordism. Transactions of the Institute of British Geographers, .v 16, n. 4, p. 400-419, 1991a.

_______. The baby and the bathwater: diversity, deconstruction and feminist theory in geography. Geoforum, v. 22, n. 2, p. 123-133, 1991b.

_______. Redundant Masculinities? Employment change and white working class youth. Oxford: Blackwell, 2003.

MESQUITA, Rogério Nogueira de. SILVA, Maria das Graças Silva Nascimento. TORRES, Martin. Sexualidades dissidentes no espaço escolar: experiências brasileiras e chilenas. Revista Presença Geográfica, v. 07, núm. Esp.02, p. 221-236, 2020.

ROCHA, G. H. C.. DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639: A INFLUÊNCIA DOS VALORES RELIGIOSOS SOBRE OS TEMAS APRESENTADOS NO TEXTO DA LEI. Revista Tamoios (Online), v. 1, p. 35-48, 2011.

SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: Construindo uma agenda de pesquisa-ação. Tamoios, v. 2, n. 1, p. 4-24.

SILVA, Joseli Maria. Fazendo geografias: pluriversalidades sobre gênero e sexualidades. In: SILVA, Joseli Maria. Geografias Subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: Todapalavra Editora, 2009. p. 25-54.

SPARKE Matthew. Writing on patriarchal missiles: the chauvinism of the gulf war and the limits of critique. Environment and Planning A, n. 26, p. 1061-1089, 1994.

_______. Displacing the field in fieldwork: masculinity, metaphor and space. In: DUNCAN, Nancy (Ed.) BodySpace: destabilizing geographies of gender and sexuality. London and New York: Routledge, 1996. p. 212-233.

Downloads

Publicado

04/10/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TECENDO CONHECIMENTO: A URGÊNCIA DE UM MARCO LEGAL PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA E DA DIVERSIDADE. (2024). Revista Presença Geográfica, 11(3), 96-103. https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8118

Artigos Semelhantes

1-10 de 200

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.