INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE RECURSOS HÍDRICOS: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.36026/c7wf8d65Palabras clave:
Metodologias ativas, Ciência Ambientais, RiosResumen
A educação ambiental é uma das maneiras de promover o uso consciente dos recursos naturais e a prevenção da manutenção da vida. O estudo de recursos hídricos, muitas vezes, é inserido dentro do contexto da educação ambiental e por vezes é negligenciado e superficial em escolas. Este artigo visa tratar do ensino utilizando metodologias ativas e intervenção pedagógica do professor com alunos de ensino médio de uma escola particular em Ji-Paraná, Rondônia, com o intuito de evidenciar os recursos hídricos. A intervenção pedagógica e as metodologias ativas de sala de aula invertida e aprendizagem em pares são importantes pois o aluno passa a ser protagonista, e o professor, um orientador do que será realizado. Ao utilizar estas metodologias, identificou-se a eficácia e compreensão do tema de recursos hídricos, de maneira abrangente e local, aproximando os alunos do conhecimento de sua região e importância do zelo pela qualidade da água dos rios.
Referencias
BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017.
BRITO, A. D. R. et al. O uso de metodologias ativas no processo de ensino -aprendizagem: proposta de intervenção. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, São Paulo, v. 11, n.6, p. 1-11, mai. 2022.
CARMO, A. L. D. A importância do método da sala de aula invertida: um estudo a partir de uma escola da rede estadual da cidade de porto grande, estado do amapá, Porto Grande, Universidade Aberta do Brasil, 2022.
DINIZ, B. L. T.; JACQUES, B. P.; GALIETA, T. F. Funções da avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia, Santa Catarina, n. 2, 2019.
DO COUTO, J. M. X. Recursos de Ensino na prática educativa na era de Informação: a Importância de Recursos Audiovisuais para o Ensino e Aprendizagem. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde, n. Especial II, 2023.
FILHO, L. N. F. O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará –Análise dos descritores críticos em Matemática. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, n. 3, 2020.
GARCIA, M. D. D. S. Racionalização de recursos hídricos: sequência didática para o ensino de ciências da natureza, Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas S.A., 2002.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo, Editora Atlas. 2006
GUARDA, D.; GEHLEN, G. C.; BRAGA, G. C.; HEY, A. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 49, 2023.
JESUS, A. C. S. D. Interagir, descobrir e brincar: um olhar sobre a interação entre pares na creche e no jardim de infância. Setúbal, Escola Superior de Educação de Setúbal, 2021.
MORAIS, A. M. et al. Conceitualização e coerência curricular em educação científica: uma proposta de intervenção pedagógica. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, n. 1, 2020.
OLIVEIRA, M. E. Metodologias Ativas, 2020. Disponível em:
file:///C:/Users/Home/Desktop/METODOLOGIAS%20ATIVAS/Metodogias%20Ativas%20Apostila%20completa.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
PARREIRA, D. C. et al. A metodologia ativa, a aprendizagem significativa e sala de aula invertida. Revista Ilustração, Cruz Alta, n. 2, 2023.
SANTOS, E. M. F. et al. Aprendizagem ativa como principal estratégia para atendimento das novas diretrizes curriculares nacionais em engenharia. ABENGE, Caxias do Sul, n. 3, 2020.
SOUZA, E.; AMANTE, L. A autoavaliação e a avaliação entre pares: Estudo piloto numa Unidade Curricular do 2º Ciclo do ensino superior em Portugal. Revista de Educação a Distância e Elearning, Portugal, n. 2, 2021.
SOUZA, N. F. C. D. S. et al. Avaliação da qualidade da água do manancial de abastecimento público do município de Ji-Paraná-RO e sua relação com o uso e ocupação do solo da bacia do Rio Urupá. Revista AIDIS de ingeniería y ciencias ambientales. São Paulo, v. 15, n. 1, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Linara Ribeiro, Ana Lúcia Denardin da Rosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este trabajo está licenciado con una Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y se alienta a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver El Efecto del Acceso Libre).

