“AS DUAS BANDAS DA CUIA: PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL"
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5630Palavras-chave:
Cuia bordada, Cuia pintada, Patrimônio Cultural, Artesanato, Amazônia.Resumo
A temática deste artigo “As duas bandas da cuia: patrimônio cultural imaterial do Brasil” é fruto da rica vivência e desdobramento das pesquisas intituladas “As cuias bordadas de Aritapera: conhecimento, saber e arte, e “Pintando cuias, pintando vidas: tradição e arte pelas mãos da família Camargo Fona. As cuias bordadas e pintadas constituem um fazer artesanal de origem indígena, e sua importância consiste nas relações, contextos e aos modos de vida que envolvem o universo ribeirinho e urbano, sua relação com o espaço amazônico, a utilização dos recursos naturais e sua manutenção para produção sustentável das cuias bordadas e pintadas. Todos estes elementos são de grande interesse para a Geografia Cultural Humanística, pois os estudos geográficos na comtemporaneidade têm ampliado o seu campo de pesquisa ao buscar compreender a condição espacial das relações humanas, bem como a dimensão simbólica da cultura. O referido artigo tem o desafio de expor uma temática pouco conhecida no contexto acadêmico, e justifica-se por possibilitar o debate e ensejar novos estudos, ao desvelar para a sociedade, o universo do artesanato das cuias de Santarém. Deste modo, nosso objetivo compreende sobre a importância do reconhecimento e patrimonialização do modo de saber-fazer o artesanato de cuias, no tocante aos dois seguimentos – bordadas e pintadas, no município de Santarém-Pará.
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