Os Jogos Tradicionais da Huíla: Patrimônio Cultural na Voz de Crianças e Adultos

Conteúdo do artigo principal

Hélder Rodrigues Maiunga

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo fazer uma reflexão sobre os jogos tradicionais da Huíla – patrimônio cultural na voz de crianças e adultos. A pesquisa é de natureza qualitativa, a entrevista semiestruturada foi a metodologia utilizada na recolha de dados no terreno, aplicados a Professores, Reformados e alunos, da Província da Huíla (Angola) com questões sobre os jogos tradicionais. Com a pesquisa concluímos que, os jogos tradicionais colocam as crianças em situações reais nas quais se vêm confrontadas com a necessidade extrema de resolver problemas individuais de espaço, tempo e com o próprio corpo, do mesmo modo em que se interpõem na resolução de problemas umas com as outras, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração, ensinando-as a agir corretamente em uma determinada situação, estimulando sua capacidade de discernimento; servem  de instrumentos pedagógicos, pois desenvolvem regras de comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Maiunga, H. R. (2020). Os Jogos Tradicionais da Huíla: Patrimônio Cultural na Voz de Crianças e Adultos. Afros & Amazônicos, 1(1), 66–75. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5671
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hélder Rodrigues Maiunga, Professor do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla, Angola).

Professor do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla, Angola). Doutor em Educação pela Universidade da Beira Interior-UBI-Portugal.

Referências

ANGELI, R.; DA SILVA. A importância do lúdico na educação infantil. Caderno Intersaberes. vol. 2, n.1, p. 54-66. jul. – dez. 2013.

BARBOSA, A. A Relação e a Comunicação Interpessoais entre o Supervisor Pedagógico e o Aluno Estagiário: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação: especialidade em Supervisão Pedagógica. 2012.

BERNADES, E. Jogos e Brincadeiras: ontem e hoje. Caderno de História da Educação. nº. 4-jan/dez. 2005.

BERNADES, E. Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela História. Uberlandia-MG. UFU, 2006.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BURGUÉS, P.; RIBAS, J. et al. Os jogos Tradicionais no Mundo: Associações e Possibilidades. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.2, jun, 2011.

COIMBRA, A. O papel dos jogos tradicionais como actividades lúdicas e educacionais. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto, 2007.

COSTA, S. O Jogo Popular e sua Importância em contexto do 1ºCiclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio. Vila Real. 2012.

CUNHA, A. Importância das actividades lúdicas na criança com Hiperatividade e Défice de Atenção segundo a perspectiva dos professores. Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2012.

FALKEMBACH, G. Lúdico e os jogos educacionais. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br. Acesso em: 24 de abril de 2013.

IGEA, D.; AGUSTIN, J.; BELTRÁN, A.; MARTIN, A. Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales. Madrid: Dykinson, 1995.

LAVEGA, P. Jogos esportivos tradicionais e saúde social. Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), Universidad de Lleida, España, 2006.

KISHIMOTO, T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVEIRA, C. A importância dos jogos e brincadeiras como métodos de aprendizagem da educação Física para a socialização da criança. Tese de licenciatura Faculdade de Educação Física. Planaltina, Julho de 2012.

SILVA, C. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: Descrição e aplicação do método. , n. 1, p. 70-81, 2005.

SILVA, J. e SAMPAIO T. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. Artigo. Revista Ciência e Movimento. Ed. Universa, 2011.

TUCKMAN, B. Manual de Investigação em Educação- Como Conceber e Realizar o Processo de Investigação em Educação. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

VILA NOVA, J. Os jogos tradicionais na construção dos mundos sociais da infância. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, 2009.