O Negro em Rolim de Moura

Conteúdo do artigo principal

Everaldo Lins de Santana

Resumo

Este artigo visa tocar, pela primeira vez e de forma sucinta, na questão do negro no município de Rolim de Moura. É uma tentativa de citar a contribuição do negro, dos afrodescendentes na construção deste município e refletir sobre a invisibilidade desses descendentes, além de repensar, de questionar a dita “democracia racial” e chamar a atenção dos próprios negros para a necessidade de se ter consciência de sua própria negritude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santana, E. L. de. (2020). O Negro em Rolim de Moura. Afros & Amazônicos, 1(1), 35–40. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5680
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Everaldo Lins de Santana, UAN - Universidade Agostinho Neto

Professor de Filosofa, Mestre em Etnolinguística africanista pela UNIR e Doutorando em Etnolinguística africanista pela UAN - Universidade Agostinho Neto, África.

Referências

CARNEIRO, Edison. Antologia do Negro Brasileiro.s,l : Ediouro, s.d.

MUNANGA, kabengele. A redemocratização de 1945 e a crise do mito de democracia racial: Uma vista panorâmica. In: SALGUEIRO, Maria Aparecida Andrade (Org.). A República e a Questão do negro no Brasil/ org. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)