De Palavra em Palavra: Alunos da EJA e o Exercício da Construção do Conhecimento Histórico Escolar

Conteúdo do artigo principal

Antonio Vilas Boas

Resumo

Este artigo discute a construção do conhecimento histórico escolar por alunos e alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do interior baiano. Tomando como base as ideias do educador brasileiro, Paulo Freire, trabalhamos com a pedagogia da pergunta como uma das possibilidades de deslocarmos o estudante do lugar de ouvinte para o de um sujeito falante. Neste processo, o diálogo se apresenta como uma categoria para pensarmos os fazeres e saberes dos sujeitos envolvidos na produção do conhecimento escolar, anunciando práticas horizontalizadas, eivadas de sensibilidades e acolhimento. O desenvolvimento deste trabalho, e que resultou neste artigo, tomou como base os princípios de uma abordagem qualitativa de pesquisa e, portanto, fez da escuta o seu fio condutor, utilizando-a, não somente para promover a dialogicidade em sala, nos momentos das aulas, mas, também, para ouvi-los quando dos nossos questionamentos acerca de quem são eles e elas que povoam os espaços escolares, no turno noturno. Uma das conclusões possíveis apontadas por este estudo é que a construção do conhecimento histórico escolar e, consequentemente, das aprendizagens daí decorrentes, resultam da promoção de uma práxis pedagógica na qual o aluno dialogue constantemente com o professor, mediador do conhecimento e não fonte do mesmo. Os resultados deste trabalho foram embasados, sobretudo, a partir das leituras de Paulo Freire e da teoria de David Ausubel acerca das aprendizagens significativas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Boas, A. V. (2021). De Palavra em Palavra: Alunos da EJA e o Exercício da Construção do Conhecimento Histórico Escolar. Afros & Amazônicos, 1(3), 21–34. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6287
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Vilas Boas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciado em História (1999) pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Mestre em Educação (2007) pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV, Conceição do Coité-Bahia.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Rev. Ampl. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, Jaqueline Santana. A importância do uso da história local nas aulas de História. Relatório de Estágio. Conceição do Coité, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2019.

ARROYO, Miguel Gonzales. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio José Gomes; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 19-50.

BITTENCOURT, Circe Maria. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004 - (Coleção docência em formação).

BRASIL. Ministério da Educação. Alunos e Alunas da EJA. Brasília, 2006. 48p. (Coleção Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos, Caderno 1).

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CONCEIÇÃO, Herson; BISPO, Sonia Vieira de Souza; AMORIM, Antonio. A gestão da formação do educador da EJA; políticas de formação e de autoformação. In: AMORIM, Antonio; DANTAS, Tânia Regina; AQUINO, Maria Sacramento. Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. Salvador: EDUFBA, 2017.

DIÁLOGO. In: Michaelis: Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/DI%C3%81LOGO/. Acesso em: 10 out.2020.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FREIRE, Paulo. Conscientização; teoria e prática da libertação. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Tradução de: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEMORIAL DA ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA DA BAHIA. Saúde em Debate. Revista do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde. n. 6, jan. fev. mar, p. 33 – 35, 1978.

MENDES, Murilo. A História no Curso Secundário. São Paulo: Gráfica Paulista, 1935.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

OLIVEIRA, Abel Amado de Lima; PEREIRA, Irlane Santos. Ensinar e aprender História: realidades e desafios no Estágio Supervisionado III. Relatório de Estágio. Universidade do Estado da Bahia. (UNEB). Conceição do Coité, 2018.

OLIVEIRA, Francisco. Privatização do público, destituição da fala e anulação da política: o totalitarismo neoliberal. In: OLIVEIRA, Francisco; PAOLI, Maria Célia. Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis, RJ: Vozes; Brasília, NEDIC, 1999, p. 60

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. 14. reimp. São Paulo: Ática, 2006.