A Escola de Preto e Samba no Pé

a resistência racial do G.R.E.S. os Diplomatas do Samba

Autores

  • Rita Clara Vieira da Silva Instituto Federal do Amazônas (IFAM)
  • Marco Antônio Domingues Teixeira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Porto Velho, Carnaval, Escolas de Samba, Racismo, Resistência

Resumo

O presente texto é um recorte da escrita de dissertação para o Programa de Pós-graduação em História da Amazônia – PPGHAM, pertencente à Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O tema da pesquisa são as disputas carnavalescas entre as escolas de samba Pobres do Caiari e Os Diplomatas do Samba, em Porto Velho, nas décadas de 70 e 80 do século XX. E para esse artigo o recorte escolhido foi um dos resultados da pesquisa, a questão do racismo presente no carnaval em Porto Velho à época e a resistência preta de uma Escola de Samba às tentativas de embranquecimento da cultural popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Clara Vieira da Silva, Instituto Federal do Amazônas (IFAM)

Docente do Instituto Federal do Amazônas (IFAM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm-UNIR).

Marco Antônio Domingues Teixeira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA, Universidade Federal do Pará. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Coordenador do GEPIAA/UNIR (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro e Amazônicos). Coordenador do CPARQH/UNIR (Centro de Pesquisa em Arqueologia e História).

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. 264 p.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, G.; BAUER, M. W. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso do; SIMONIAN, Ligia T. Lopes. A representação da ação social na prática das religiões Afro-Brasileiras e Pajelança na Pan-Amazônia. Amazônia Investiga, vol. 8, n. 24, p. 552- 560, 2019.

SEBE, José Carlos. Carnaval, carnavais. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

17/08/2023

Como Citar

Vieira da Silva, R. C., & Domingues Teixeira , M. A. (2023). A Escola de Preto e Samba no Pé: a resistência racial do G.R.E.S. os Diplomatas do Samba. Afros & Amazônicos, 2(6), 68–72. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7446

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.