DESARROLLANDO LA CONCIENCIA FONOLÓGICA EN LA LECTOESCRITURA

NO CONVENCIONAL CON MATERIALES RECICLADOS EN EL NIVEL INICAL EN FAMILIA COMUNITARIA

Autores

  • Marcia Mercado Ortiz Unirversidade Federal de Rondônia-Unir-campus de Guajará-Mirim
  • Micaela Melgar Ojopi Unidade Educativa Kinder 21 de Septiembre

Resumo

 

A importância de ensinar e aplicar novas estratégias na prática docente pode ser aprimorada a cada dia porque o trabalho educativo que realizamos nos ajuda a aprender e experimentar diversos recursos, objetos, materiais, textos gráficos e outros que estão relacionados à educação no ensino; nesta fase pré-escolar, no entanto esta tarefa tem que ser uma interação constante entre o professor, os alunos e os pais, destacando as competências e características que estes demonstram e envolvem no decorrer do seu desenvolvimento e aprendizagem consigo próprios. Como professores de nível inicial, durante a prática docente; Tivemos a oportunidade de consolidar novos conhecimentos sobre o que é o ensino da consciência fonológica para estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita através da reutilização de materiais descartáveis ​​que permite o desenvolvimento de capacidades e habilidades que permitem às crianças reconhecer, identificar e manipular os sons (fonemas) que compõem as palavras, bem como envolver-se em ter uma formação atualizada e despertar o interesse pelo ensino e pela aprendizagem através da aplicação do nosso plano de desenvolvimento curricular, em diferentes orientações metodológicas com atividades relacionadas aos conteúdos do plano de estudos ministrado por O ministério da educação. Para o desenvolvimento do conhecimento em nível inicial em uma família comunitária, seja qual for a metodologia utilizada, são necessários recursos didáticos que auxiliem na prática docente, daí a importância da utilização de materiais em desuso como tampas plásticas que são encontradas em grandes quantidades devido a o consumo massivo de refrigerantes dadas as condições climáticas em que vivemos. Esses materiais são facilmente acessíveis na comunidade e no seu entorno e são encontrados em quantidades consideráveis, a partir das unidades educativas. Há também garrafas plásticas, caixas de bordo, ovos, sementes. , copos descartáveis, colheres, palitos de picole, pires descartáveis, latas e outros. Esses materiais são utilizados de forma didática, dentro do processo pedagógico no conhecimento de diferentes sons, grafias, sílabas e grafemas com estratégias úteis e necessárias no conhecimento de vogais, letras através dos diferentes jogos recreativos que são ou ocupados no desenvolvimento de habilidades motoras finas, com o apoio dos pais.

Biografia do Autor

  • Marcia Mercado Ortiz, Unirversidade Federal de Rondônia-Unir-campus de Guajará-Mirim

    Graduada em LICENCIATURA pela ESCUELA SUPERIOR DE FORMACION DE MAESTROS Y MAESTRAS RIBERALTA(2018), curso-tecnico-profissionalizante em TECNICO SUPERIOR EN PEDAGOGIA pela UNIVERSIDAD AUTONOMA DEL BENI(2008). Maestra en la Escuela Bolivia y la Escuela San Jose Fe y Alegria,

  • Micaela Melgar Ojopi, Unidade Educativa Kinder 21 de Septiembre

     Licenciada en  Educacion Inicial.en familia comunitaria. Maestra de Educación Técnica humanística B T H bachillerato técnico humanística ( confección y textil). Ejerce funciones en la  especialidad en la Unidad Educativa Kinder 21 de Septiembre.

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Publicado

31/07/2024