As relações e funções entre verbal e visual na obra A margarida friorenta, de Fernanda Lopes de Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7794

Palavras-chave:

Ilustrações, Funções, Texto, Relações

Resumo

A obra A margarida friorenta de Fernanda Lopes de Almeida, com ilustrações de Lila Figueiredo, usa o frio como metáfora para solidão, necessidade de companhia e afeto como tradução de um sentimento de empatia. Considerando a configuração verbal e visual da obra, este artigo objetiva analisar como a temática que perpassa a narrativa se revela por meio das relações e funções entre verbal visual. Por essa via de investigação, este estudo dá visibilidade aos elementos que se sobressaem na apreensão dos sentidos resultantes do diálogo entre texto e imagem na obra.  Como base de fundamentação teórica serão empregadas as concepções de Linden (2018), Ribeiro (2008) e Fittipaldi (2008).  Em seus elementos constitutivos, verbal e visual em A margarida friorenta desvela uma relação de afeto em empatia entre as personagens, suscitando, com ludicidade, uma apreensão dinâmica e significativa do leitor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A margarida friorenta. 25. ed. São Paulo: Ática, 2008.

CAMARGO, Luís. Ilustração em livros de literatura infantil. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. 6. ed. São Paulo: Editora ática, 1997.

FERES, Beatriz dos Santos. O que pode a imagem na literatura infantil? Aspectos semiodiscursivos da relação verbo-visual em livros destinados à infância. In: MICHELI, Regina; LIMA, Elen Pereira; GARCIA, Flávio (Org.). A literatura infantil/juvenil entre textos e leitores: reflexões críticas e práticas leitoras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2020, p. 168

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo, SP: Rosari, 2013.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Silva, J. O. da, Molina, M. de F. C. de O., & Bezerra, R. F. (2023). As relações e funções entre verbal e visual na obra A margarida friorenta, de Fernanda Lopes de Almeida. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 111–124. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7794

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)