A expressão do tempo e do espaço em Lá e aqui

uma via para a apreensão do verbal e do visual na narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7784

Palavras-chave:

Espaço, Imagem, Lá e aqui, Narrativa, Tempo

Resumo

Em suas potencialidades constitutivas, texto e imagem expressam diferentes manifestações do tempo e do espaço por meio de recursos estéticos que se inscrevem nos esquemas narrativos da obra Lá e aqui, escrita por Carolina Moreyra e ilustrada por Odilon Moraes. Tendo por base essa configuração, o objetivo deste artigo consiste em analisar a expressão do tempo e do espaço como uma via para a apreensão do verbal e do visual na narrativa. Como questão problematizadora, o percurso investigativo segue na busca de identificar como o tempo e o espaço são projetados por elementos integrantes do texto e das ilustrações na obra. Os estudos de Sophie Van der Linden (2018) sobre as relações entre textos e imagens, com a projeção de abordagem direcionada para a expressão do tempo e do espaço no livro ilustrado, constituem a base de fundamentação teórica da análise. Nas relações entre verbal e visual é desvelada a expressão dinâmica do tempo e do espaço na narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, Luís. Ilustração em livros de literatura infantil. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (Org.). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

LIMA, Graça. Lendo imagens. In: Nos caminhos da literatura. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. São Paulo: Peirópolis, 2008.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MENEGAZZI, Douglas; DEBUS, Eliane. O design do livro de literatura para a infância: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. In: DEBUS, Eliane; SPENGLER, Maria Laura; GONÇALVES, Fernanda (Org.). Livro objeto e suas arti (e)manhas de construção. Curitiba, PR: Editora Mercado livre, 2020.

MOREYRA, Carolina. Lá e aqui. Ilustrações Odilon Moraes. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2015.

OLIVEIRA, Rui de. Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Molina, M. de F. C. de O., & Ferreira, F. L. S. (2023). A expressão do tempo e do espaço em Lá e aqui: uma via para a apreensão do verbal e do visual na narrativa. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 10–25. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7784

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)