ENSINO DA MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5358Palavras-chave:
jogos, materiais manipuláveis, matemáticaResumo
O presente trabalho, produto de uma pesquisa qualitativa exploratória, tem como objetivo analisar através de fontes bibliográficas o Ensino da Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental I. Diante de alguns referenciais a matemática precisa ser apresentada com práticas de ensino que estimulem os alunos ao prazer pela disciplina. A pesquisa bibliográfica aponta os jogos e os trabalhos com materiais manipuláveis como recursos pedagógicos para desenvolver as práticas de ensino em sala de aula.
Downloads
Referências
ALVES, Eva Maria Siqueira. A Ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. 4. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
ÁVILA, Geraldo Severo de Souza. Várias faces da matemática: tópicos para licenciatura e leitura geral. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática. Brasília, 1997.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Ed Positivo, 2009.
FLORIANI, José Valdir, Professor e Pesquisador (exemplificação apoiada na Matemática). 2. ed. Blumenau: FURB, 2000.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
LIBÂNEO, José Carlos. Docência universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. Anais do IX Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da Região Centro-oeste. Brasília, 2008, p. 1-15.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
STAREPRAVO, Ana Ruth, Jogando com a Matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
VITTI, Catarina Maria. Matemática com prazer. São Paulo: UNIMEP, 1996.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.