ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS EN EL 5º AÑO DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5358

Palabras clave:

juegos, materiales manipulados, matemáticas

Resumen

El presente trabajo, producto de una investigación exploratoria cualitativa, tiene como objetivo analizar, a través de fuentes bibliográficas, la Enseñanza de las Matemáticas en el 5 ° año de Educación Primaria I. por la disciplina. La investigación bibliográfica apunta juegos y trabajos con materiales manipulables como recursos pedagógicos para desarrollar prácticas docentes en el aula.

Biografía del autor/a

  • Antonio Gonçalves Nunes Neto, Escola Municipal Iracema dos Santos - Paranaguá/PR

    Mestre pela UFPR Litoral: Ensino das Ciências Ambientais (2017/2019). Formado em Habilitação para o Magistério pelo Instituto Estadual do Paraná/Paranaguá (1992/1995). Formado em Pedagogia pela UNESPAR Campo Matinhos - PR (2010/2013).Especialista em: Ensino da Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante/FAVENI (2016) e em Gestão Escolar (2018). Professor no Ensino Fundamental I anos iniciais em Escolas do Campo Multisseriadas (2002/2007). Professor de Educação Infantil (2008/2012). Coordenador na Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral das 15 Escolas Municipais do Campo do Município de Paranaguá (2013/2016). Membro da Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá (2017) como Supervisor Técnico Pedagógico. Auxiliou nos Programas do FNDE (Mais Educação) e nas Prestação de Contas. Diretor na Escola Municipal Iracema dos Santos - Paranaguá/PR (2018/2019). Professor 40h na Escola Municipal Iracema dos Santos- Ensino Fundamental I.(Atualmente)

     

Referencias

ALVES, Eva Maria Siqueira. A Ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. 4. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.

ÁVILA, Geraldo Severo de Souza. Várias faces da matemática: tópicos para licenciatura e leitura geral. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática. Brasília, 1997.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Ed Positivo, 2009.

FLORIANI, José Valdir, Professor e Pesquisador (exemplificação apoiada na Matemática). 2. ed. Blumenau: FURB, 2000.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002

LIBÂNEO, José Carlos. Docência universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. Anais do IX Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da Região Centro-oeste. Brasília, 2008, p. 1-15.

MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

STAREPRAVO, Ana Ruth, Jogando com a Matemática: números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.

VITTI, Catarina Maria. Matemática com prazer. São Paulo: UNIMEP, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

26/12/2020

Cómo citar

ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS EN EL 5º AÑO DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL I. (2020). Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 67-84. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5358