ALFABETIZAÇÃO

UMA REVISÃO DOS MÉTODOS E A PERSPECTIVA HISTÓRICO – CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e4805

Palabras clave:

alfabetização, Teoria Histórico-Cultural da Atividade, formação docente

Resumen

O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é realizar um breve histórico da Alfabetização no Brasil, abordando os principais métodos de alfabetização convencionalmente utilizados, para então, defender a abordagem teórico-metodológica escolhida, a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), que vem embasando pesquisas teóricas e experimentais, levando a um novo entendimento acerca da origem e da estrutura das funções psíquicas superiores humanas. Ao longo do texto, estabelecemos relações entre o processo de alfabetização, e os pressupostos da CHAT, mostrando que através da produção de conhecimentos científicos e práticas inovadoras de relevância social, a teoria traz imensurável contribuição à Educação.

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Biografía del autor/a

Anne Mariette Alves Costa Souza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda do PPGE/UNIR.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Docente da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

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Publicado

31/12/2019

Cómo citar

Souza, A. M. A. C., & Castro, R. F. de. (2019). ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DOS MÉTODOS E A PERSPECTIVA HISTÓRICO – CULTURAL. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 160–179. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e4805