Experiências da monitoria acadêmica na disciplina de tecnologias digitais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8293

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica. Prática docente. Tecnologias educacionais.

Resumo

Este artigo relata as experiências de monitoria na disciplina de Tecnologias Digitais na Educação no curso de Pedagogia de uma universidade do norte cearense. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de uma aluna durante a monitoria acadêmica, potencializando a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos alunos. Com base nas anotações realizadas em seu diário de campo, a monitora conheceu e desenvolveu atividades inerentes à prática docente, sob orientação docente. Ademais, experenciou um conhecimento mais aprofundado acerca das tecnologias digitais, promovendo a compreensão de diferentes recursos educacionais no processo de ensino-aprendizagem, incentivando o desenvolvimento de competências digitais, como autonomia, reflexão crítica, capacidade de análise e tomada de decisões diante de situações-problema, trabalho em equipe e uso de diferentes linguagens. Conclui-se que a experiência contribuiu, tanto à formação acadêmica da monitora quanto ao progresso da disciplina, favorecendo a comunicação e o desenvolvimento das atividades presenciais e aquelas inseridas no Classroom.

Biografia do Autor

  • Elinete Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé. Monitora da disciplina de Tecnologias Digitais na Educação.

  • Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

    Pós-Doutora em formação de professores, Doutora em Educação Brasileira, Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará PPGE/UECE.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 jul. 2024.

CONSU-UECE. Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará. Resolução Nº 1055/2014 - CONSU. Fortaleza, CE: Universidade Estadual do Ceará, 20 de março de 2014. Disponível em: https://www.uece.br/wp-content/uploads/2019/05/RES-1055-CONSU.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.

FONSECA, Gorete Ramos. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, v. 4, n. 11, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254. Acesso em: 23 jul. 2024.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, v. 27, n.1, p. 133–153, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WsS9BVxr8VXR796zcdDNcmM/?lang=pt. Acesso em: 04 jul. 2024.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2024.

NASCIMENTO, Mirtson Aécio Reis; SANTOS, Samira Mislane da Silva, SILVA, Taís Badé da; LIMA, Elioenai Alves de, NASCIMENTO, Iracema Mirella Alves Lima, LIMA, Angélica de Godoy Torres; BARBOSA, Luciana Uchôa. Monitoria de educação em saúde no ensino remoto: Um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e29110817337, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17337/15506. Acesso em: 11 jul. 2024.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; COSTA, Maria Aparecida Alves da; PEREIRA, Arlene Stephanie Menezes. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e024043, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370. Acesso em: 11 jul. 2024.

PERIPATO, Andréa Cristina; VELOSO, Braian; PASIAN, Mara Silvia; MILL, Daniel. “World Café” na prática pedagógica. Imagens da Educação, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8081. Acesso em: 4 jul. 2024.

SANTOS, Letícia Rodrigues; ANDRADE, Elisângela Ladeira de Moura; FERNANDES, Juliana Cristina da Costa; LIMA, Emmanuela Ferreira de. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489. Acesso em: 11 jul. 2024.

SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet Como Ambiente Virtual De Aprendizagem na Formação de Profissionais da Educação. Revista novas tecnologias na educação, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051/49407. Acesso em: 11 jul. 2024.

SIMÕES NETO, José de Caldas; ANDRADE, Iarê Lucas. A contribuição da monitoria acadêmica para o incentivo a docência. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 4, n. 12, p. 93-99, 2016. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/569. Acesso em: 19 jul. 2024.

SCHNEIDER, Marcia Suely Pereira da Silva. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. 65, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/39197262/Monitoria_instrumento_para_trabalhar_com_a_diversidade_de_conhecimento_em_sala_de_aula. Acesso em: 19 jul. 2024.

WILEY, David. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David (org.). The Instructional Use of Learning Objects. Online Version, 2002. Disponível em: http://members.aect.org/publications/InstructionalUseofLearningObjects.pdf. Acesso em: 04 jul. 2024.

Downloads

Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Experiências da monitoria acadêmica na disciplina de tecnologias digitais na educação. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8293. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8293

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)