Experiências da monitoria acadêmica na disciplina de tecnologias digitais na educação
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8293Palavras-chave:
Monitoria acadêmica. Prática docente. Tecnologias educacionais.Resumo
Este artigo relata as experiências de monitoria na disciplina de Tecnologias Digitais na Educação no curso de Pedagogia de uma universidade do norte cearense. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de uma aluna durante a monitoria acadêmica, potencializando a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos alunos. Com base nas anotações realizadas em seu diário de campo, a monitora conheceu e desenvolveu atividades inerentes à prática docente, sob orientação docente. Ademais, experenciou um conhecimento mais aprofundado acerca das tecnologias digitais, promovendo a compreensão de diferentes recursos educacionais no processo de ensino-aprendizagem, incentivando o desenvolvimento de competências digitais, como autonomia, reflexão crítica, capacidade de análise e tomada de decisões diante de situações-problema, trabalho em equipe e uso de diferentes linguagens. Conclui-se que a experiência contribuiu, tanto à formação acadêmica da monitora quanto ao progresso da disciplina, favorecendo a comunicação e o desenvolvimento das atividades presenciais e aquelas inseridas no Classroom.
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