Análise das características hidrogeomorfométricas da microbacia Rio dos Sonhos por meio de ferramentas SIG, Amazônia Ocidental, Brasil

Autores

  • Karida Kauane Dias Soares Universidade Federal de Rondônia
  • Larissa Lima Dambros Universidade Federal de Rondônia
  • Josenilton Espíndola de Almeida Universidade Federal de Rondônia
  • Rafael Souza da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Welton Alves de Sousa Universidade Federal de Rondônia
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.13.n.1.7387

Palavras-chave:

Geotecnologias, Manejo de microbacias hidrográficas, Planejamento e gestão ambiental

Resumo

As características da paisagem são essenciais para selecionar estratégias em prol da conservação da natureza, sendo considerado o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável. Assim, objetivou-se com este trabalho, obter informações a respeito das características hidrogeomorfométricas da microbacia Rio dos Sonhos. Essas informações foram obtidas por meio de geotecnologias e equações. A microbacia tem área de 5,96 km2, perímetro 12,45 km, forma alongada, altitudes de 350 a 416 m, predominância de relevo suave ondulado (45,80%), 89,59% da área total classificada como de baixa influência na propagação de incêndios, 89,93% da área total classificada como apta a extremamente apta à mecanização agrícola, padrão de drenagem dendrítico, hierarquia fluvial de 4ª ordem, 5,03 nascentes km-2 (densidade média), alta densidade de drenagem (2,38 km km-2), índice de sinuosidade de 27,5% (canal principal reto), coeficiente de manutenção 419,7 m2 m-1 (alto) e tempo de concentração de 1,57 h (baixo). Conclui-se que a microbacia Rio dos Sonhos tem potencial para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e florestais, e características que indicam a necessidade de adoção integrada de práticas conservacionistas, para favorecer a obtenção de boas produtividades agropecuárias e florestais, a conservação da natureza e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Especial: Uso de geotecnologias para análise e planejamento da gestão da natureza na Amazônia