Características da paisagem da microbacia do rio Gael: análise hidrogeomorfológica para o planejamento e gestão ambiental

Autores

  • Nathiely Silva Borges Universidade Federal e Rondônia
  • Hericksson Henrique Brito de Oliveira Universidade Federal e Rondônia
  • Gusthavo Francino Mariano Universidade Federal e Rondônia
  • Vanessa Mariano Freisleben Universidade Federal e Rondônia
  • Iris Lorrana Alexandre da Silva Oliveira Universidade Federal e Rondônia
  • Rafael Souza da Silva Universidade Federal e Rondônia
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.13.n.1.7390

Palavras-chave:

Geotecnologias, Potencial agropecuário e florestal, Desenvolvimento sustentável, Amazônia Ocidental

Resumo

 Para alcançar o desenvolvimento sustentável, atividades antrópicas devem ser planejadas com base nas características da paisagem. Assim, objetivou-se com este trabalho, disponibilizar informações sobre as características hidrogeomorfométricas da microbacia do rio Gael. Estas informações foram adquiridas com geotecnologias e equações. A microbacia tem área de 12,04 km2, perímetro de 18,06 km, formato alongado, altitudes de 375 a 472 m, predominância dos relevos ondulado (41,28%) e suave ondulado (41,41%), 85,22% da área classificada como baixa influência na propagação de incêndios, e 85,39% da área apta a extremamente apta à mecanização agrícola, padrão de drenagem dendrítico de 4° ordem, 7,39 nascentes km-2 (média), densidade de drenagem de 3,01 km km-2 (alta), coeficiente de manutenção de 332,6 m2 m-1 (médio), índice de sinuosidade de 35,27% (canal principal divagante) e tempo de concentração de 2,93 h (baixo). Conclui-se que a microbacia do rio Gael tem potencial para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e florestais, incluindo policultivo e mecanização agrícola (maior parte da área). Recomenda-se a adoção de práticas conservacionistas para favorecer a conservação do solo e da água, e estudos sobre análise da cobertura do solo, para auxiliar no planejamento e gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Especial: Uso de geotecnologias para análise e planejamento da gestão da natureza na Amazônia