A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7696

Palavras-chave:

Fome. , Alimentação saudável. , Transversalidade. , Palestra.

Resumo

O artigo objetivou relatar, por meio de uma experiência docente, acerca dos distintos aspectos dos alimentos no semiárido. Realizou-se palestras com alunos do 6º ano ao 9º ano de três escolas do município de Ipaporanga, utilizando slide com apresentação de distintas características da alimentação e Qr code com verdades e mitos. A coleta de dados se deu por meio de observações e anotações; e as análises aconteceram a partir das respostas e reações dos alunos. Os temas seguiram sobre o conceito de alimentação; a necessidade de variar, equilibrar e balancear os alimentos; os aspectos da fome no Brasil; os alimentos de cultura indígena e africana; e a origem das principais frutas consumidas pelos brasileiros, além dos mitos e verdades. Eles demonstraram surpresa ao conhecer os diversos aspectos, sentidos e significados atribuídos à alimentação, o que demonstra a relevância de conhecer mais sobre os seus espaços de convivência, o semiárido.

Biografia do Autor

  • Francisco Nunes de Sousa Moura, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Ceará

    Doutorando e Mestre em Educação. Universidade Federal do Ceará.

  • Maria Greycenny Vieira da Silva, Prefeitura Municipal de Ipaporanga

    Especialista em Docência em Biologia e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única (MG). Prefeitura Municipal de Ipaporanga (PMI)

  • José Arimatea Barros Bezerra, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Ceará

    Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Um dos líderes do grupo de pesquisa “Laboratório de Gastronomia: ciência, cultura e arte”.

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Publicado

21/07/2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 11, p. 1–15, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.7696. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7696. Acesso em: 19 ago. 2025.