A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7696Palavras-chave:
Fome. , Alimentação saudável. , Transversalidade. , Palestra.Resumo
O artigo objetivou relatar, por meio de uma experiência docente, acerca dos distintos aspectos dos alimentos no semiárido. Realizou-se palestras com alunos do 6º ano ao 9º ano de três escolas do município de Ipaporanga, utilizando slide com apresentação de distintas características da alimentação e Qr code com verdades e mitos. A coleta de dados se deu por meio de observações e anotações; e as análises aconteceram a partir das respostas e reações dos alunos. Os temas seguiram sobre o conceito de alimentação; a necessidade de variar, equilibrar e balancear os alimentos; os aspectos da fome no Brasil; os alimentos de cultura indígena e africana; e a origem das principais frutas consumidas pelos brasileiros, além dos mitos e verdades. Eles demonstraram surpresa ao conhecer os diversos aspectos, sentidos e significados atribuídos à alimentação, o que demonstra a relevância de conhecer mais sobre os seus espaços de convivência, o semiárido.
Referências
ALVES, G. M.; CUNHA, T. C. O. A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano. Humanas Sociais & Aplicadas, Campos dos Goytacazes, v. 10, n. 27, p. 46-62, 2020.
BEZERRA, J. A. B. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 103-115, 2009.
BRASIL. Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2021. Ministério da Saúde - VIGITEL, 2022.
BRASIL. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2012.
CNBB. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Fraternidade e Fome. Campanha da fraternidade, 2023.
CORREIA, R. C. et al. A região semiárida brasileira. In: VOLTOLINI, T. V. (org.). Produção de caprinos e ovinos no Semiárido. Embrapa Semiárido, 2011, p. 21-48.
FRIDRICH, T. F. P.; LOSS, A. S.; LORO, A. P. Educação alimentar e nutricional na pedagogia: uma atividade interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 9, n. 29, p. 276-287, 2023.
IPAPORANGA. Lei nº 353, de 26 de agosto de 2015. Define as diretrizes básicas da política municipal de Educação Contextualizada e de educação do campo, e dá outras providências. Secretaria Municipal de Educação, 2015.
MOURA, F. N. S. et al. Comer para ficar forte e crescer: a educação alimentar e nutricional em sequência didática. Revista Ciência e Desenvolvimento, Vitória da Conquista, v. 13, n. 1, p. 41-65, 2020.
MOURA, F. N. S.; LEITE, R. C. M.; BEZERRA, J. A. B. "Comer é um ato que vai além de nutrir o corpo": a Educação Alimentar e Nutricional em políticas educacionais transversais. Debates em Educação, Alagoas, v. 14, n. 34, p. 302-323, 2022.
PENSSAN. Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. II inquérito nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil – VIGISAN, 2022.
SILVA, A. P. Educação contextualizada, transposição didática, e complexidade: um começo de conversa. In: REIS, E. S.; CARVALHO, L. D. (org.). Educação contextualizada: fundamentos e práticas. BA: Embrapa Semiárido, 2011, p. 21-44.
TEIXEIRA, R. N.; CAMPOS, R. T. Agricultura familiar e a crise hídrica no Sertão Cearense. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. e337172, 2021.
VINHA, T. C. P. Um breve percurso histórico e cultural do alimento: Questionamentos sobre consumo alimentar, cultura e educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 277-290, 2017.
VINHA, T. P. Saberes e sabores do alimento: um breve resgate pela história. Revista Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 6, n. 17, p. 289-311, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).