Processos midiáticos de legitimação do golpe de 2016: Uma Análise de Discurso Crítica na revista Época

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.180-195

Palavras-chave:

Discurso, mídia, golpe de 2016.

Resumo

O presente artigo analisa as estratégias de uso da linguagem na forma de construção de sentido acerca do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Entretanto, trata-se esse evento, apoiando-se em Souza (2016) e Rovai (2016), como sendo um golpe político, jurídico e midiático contra as instituições democráticas brasileiras. Sendo assim, o objetivo geral é analisar os recursos linguísticos que constituíram o discurso midiático de legitimação do Golpe de 2016, na revista Época tendo em vista o significado representacional, com as ocorrências de avaliação. Na perspectiva de alcançar tal objetivo, pretende-se, especificamente, descrever, identificar e comparar as práticas discursivas de legitimação desse evento político midiático. Para tanto, toma-se como referencial teórico principal, a Análise de Discurso Crítica (ADC), de Norman Fairclough (2001; 2003), além de um diálogo multidisciplinar com o pensamento de teóricos das Ciências Sociais como Jessé de Souza. Apropriando-se do enquadre teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, este trabalho assume natureza qualitativa e interpretativista. O corpus selecionado para a pesquisa é constituído de dois artigos de opinião circulado pela grande mídia hegemônica, principalmente, no período em que perdurou o processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff. Ao fim, as principais reflexões apontam-se para o entendimento de que a mídia brasileira contribuiu efetivamente para a legitimação do Golpe de 2016, tendo em vista as ideologias políticas da direita e o pensamento das grandes corporações que orientaram sua postura condenatória acerca dos governos petistas.

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Biografia do Autor

Antonio Edson Alves da Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Mestre e Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Crateús. Professor Temporário da Rede Pública Estadual do Ceará (SEDUC-CE).

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Publicado

17/09/2020