A articulação do ciberacontecimento via hashtag #elenão: produção visual e remixagem no ciberativismo em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.196-215

Palavras-chave:

Ciberacontecimento, Hashtag, Mídias Sociais, Ciberativismo

Resumo

O presente artigo analisa um caso de ciberacontecimento, a partir de conteúdos que permitem observar a criação, reverberação, adoção massiva e apropriação para movimentos de rua e cobertura midiática da hashtag #elenão. Para tanto, tomamos os conceitos de sociedade em rede (CASTELLS, 1999; 2012), visando compreender como instituições e indivíduos tem suas relações transformadas com a crescente complexificação das redes digitais e das tecnologias a elas associadas. Também abordamos o conceito de cibercultura, a partir de Levy (1999) e Jenkins (2008), ciberacontecimento, a partir de Henn (2015), e ciberativismo (QUEIROZ, 2017). Entendemos que ocorre uma produção coletiva, em que a capacidade de registro, edição, montagem e propagação de conteúdos acompanha a discussão pública e dá forma a mobilizações de rua e sua abordagem midiática, por sua vez transformando a produção de acontecimentos.

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Publicado

17/09/2020