“Temos que nos equipar com uma outra bagagem retórica, teória, metodológica, epistemológica para darmos conta das discursividades, hoje”. Entrevista com Antonio Fausto Neto

Autores

  • Eloisa Joseane da Cunha Klein Unipampa
  • Antonio Fausto Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.216-226

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Semiótica, Comunicação

Resumo

Nesta edição, entrevistamos o professor Antonio Fausto Neto, titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com ampla atuação na área de pesquisa de semiótica, comunicação e análise de discursos. Atualmente, é presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Fausto Neto se graduou em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L'information, França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ (1990). Também já foi professor na UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Na vasta trajetória de pesquisa, destacam-se os livros: Mortes em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo os sentidos? (2001); Lula Presidente - Televisão e política na campanha eleitoral (2003); O mundo das mídias (2004).

Nesta entrevista, o professor fala sobre o contexto histórico das pesquisas de análise de discurso e semiótica no campo da comunicação e no estudo das mídias. Também analisa as transformações das perspectivas metodológicas e teóricas, tensionadas pela imagem e audiovisualidades. Por fim, reflete acerca da necessidade de se pensar abordagens de análise de discurso que contemplem as mudanças em curso, provocadas pelo uso das tecnologias digitais e pelo borramento dos circuitos produzidos por produtores e receptores de conteúdos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Joseane da Cunha Klein, Unipampa

Jornalista. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professora de Jornalismo na Unipampa. Atuou como professora na UFRN. Pesquisa infotenimento, emoção, efemeridade, mídias sociais, fake news, Whatsapp e circulação informativa em rede.

Antonio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Downloads

Publicado

17/09/2020

Edição

Seção

Entrevista