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Artigos

v. 8 n. 2 (2021): EDIÇÃO ESPECIAL - ABRIL INDÍGENA: POVOS ORIGINÁRIOS - RESISTÊNCIAS E PROTAGONISMOS GEOGRÁFICOS

ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL E CADERNOS ESCOLARES: QUAL É O PERCURSO DA APRENDIZAGEM DA INICIAÇÃO À CULTURA ESCRITA NA ESCOLA INDÍGENA ZORÓ?

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i2.6147
Enviado
fevereiro 28, 2021
Publicado
15/10/2021

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados parciais do Projeto de Pesquisa PIBIC Af Alfabetização intercultural: O que evidenciam os cadernos das crianças indígenas Zoró-Pangỹjej e Gavião-Ikolen? Uma investigação realizada na UNIR, Campus Urupá de Ji-Paraná no Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. A finalidade principal foi analisar como ocorre os processos de aquisição da língua escrita no contexto Zoró, por meio dos procedimentos metodológicos possibilitados pela pesquisa documental e narrativa. A fonte dos dados foram dez (10) cadernos escolares de crianças indígenas matriculadas em duas escolas públicas municipais das aldeias Anguj Tapua e Zawã Karej na Terra Indígena Zoró, localizada no município de Rondolândia, estado do Mato Grosso de 2018 a 2019. Os resultados informam que o processo de alfabetização ocorre priorizando a língua indígena Pangỹjej, iniciando com a apresentação das 20 letras do alfabeto Pangỹjej, com exercícios de decifração e memorização evidenciando ancoragem nas concepções empiristas com atividades baseadas nos modelos das cartilhas, como: cobrir pontilhados, cópias excessivas e frases. Por outro lado, as atividades dos cadernos escolares evidenciam concepções construtivistas, por meio de produção de textos espontâneos, acompanhados de desenhos/ilustrações vinculados ao cotidiano da aldeia, bem como a valorização de grafias em língua indígena no decorrer do processo. Concluímos que é importante que a alfabetização esteja presente nas pautas de discussões da comunidade, da escola e das agências formadoras considerando o atual contexto da cultura escrita.

 

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