A PERMACULTURA NO ESPAÇO ESCOLAR: O PLANEJAMENTO ESPACIAL DO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO/DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i2.6794

Palavras-chave:

Permacultura, Planejamento, Interdisciplinaridade, campus Riacho Fundo.

Resumo

O presente trabalho visa discutir os resultados alcançados com a pesquisa realizada entre os anos de 2019 e 2020 no Instituto Federal de Brasília campus Riacho Fundo, acerca do potencial de implementação de práticas de permacultura nas áreas que compõem a unidade acadêmica mencionada. Recorreu-se a estudos bibliográficos, levantamento de dados com o público que compõe a comunidade atendida pela instituição, bem como a visitas técnicas para obtenção dos dados ora apresentados e discutidos. Trata-se de um primeiro passo a fim de garantir o planejamento para a efetivação da permacultura considerando as especificidades locais e as expectativas da comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Alves Cardoso, Universidade de Brasília

Técnica em Cozinha (formação técnico-integrada), pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, graduanda em Ciência Política pela Universidade de Brasília

Luan do Carmo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Mestre em Geografia; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Referências

AB’SÁBER, A. Domínios de natureza no Brasil – potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

COELHO, D. E. P.; BÓGUS, M. C. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. In: Saúde e Sociedade. v.25, n.3, p.761-771. São Paulo, 2016.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na Promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. In: REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 42-60 Abril, 2010.

DOXSEY, J. R.; DE RIZ, J. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2003.

HENDERSON, D. F. Permacultura: as técnicas, o espaço, a natureza e o homem. Monografia – Instituto de Ciências Sociais, Depto. de Antropologia. Brasília: UnB, 2012.

HOLMGRENS, D. Os fundamentos da permacultura. Victoria, Holmgrens Desing Service, 2007.

MEDEIROS, J. de D. Guia de campo: vegetação do Cerrado 500 espécies. – Brasília: MMA/SBF, 2011

MOLLISON, B. A comunidade da permacultura. Panfleto XIII da Série Curso de Design em Permacultura. Wilton, Yankee Permaculture, 1981.

MOLLISON, B. Introdução à permacultura. Brasília, MA/SDR/PNFC, 1998.

MOLLISON, B. Fazendo projetos de permacultura. Panfleto VII da Série Curso de Design em Permacultura. Brasil, 2001.

MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Monografia [manuscrito]. Florianópolis, UFSC, 2006.

NERY. D. Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil. São Carlos, 2018.

ROTOLO, T. M.; PIMENTEL, G. S.; SILVA, T.F. Saberes críticos: o potencial do ensino de humanidades na formação do cozinheiro profissional. In: Revista Eixo, v. 8, n. 1. Brasília: IFB, 2019.

SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.

SOARES, A. L. J. Conceitos básicos sobre permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998.

Downloads

Publicado

30/07/2023

Edição

Seção

Artigos