METAMORFOSE METROPOLITANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: O EIXO ESTRUTURANTE DA METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO EM IRANDUBA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v12i1.8137Palavras-chave:
Urbanização, Paisagem, Rodovia, Rede Urbana, AmazôniaResumo
Objetivou-se analisar a metamorfose metropolitana na metropolização do espaço por meio de levantamento multitemporal do uso da terra nos anos 2000-2020 entre a metrópole Manaus e o município de Iranduba, considerado como eixo estruturante da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Elaborou-se uma periodização da metamorfose metropolitana: i) 2000 a 2006: pré-Ponte e pré-institucionalização da RMM; ii) 2007 a 2013: advento da Ponte Jornalista Phelippe Daou; iii) 2014 a 2020: período mais atual de articulação do eixo estruturante. Portanto, evidencia-se a intensificação da urbanização e a conversão de áreas de cobertura natural para de solo de exposto, dinâmica acompanhada por intervenções estatais que fomentaram a especulação imobiliária e a reestruturação fundiária, transformando a fisiografia socioespacial, interpretada como uma metamorfose metropolitana como face da metropolização do espaço em Iranduba.
Downloads
Referências
BATISTA, Adanilson F. Análise das condições do transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana de Manaus – AM. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019.
BERNARDINO, Fredson A. S.; LIMA, Marcos Castro; CRAVEIRA, Kamila O. Região Metropolitana de Manaus: elementos para discussão sobre redes geográficas. In: Naiara Sandi de Almeida Alcantara (org.). Direito à cidade, cidadania, governança urbana e bem-estar urbano: movimentos de insurgência e resistência. Maringá: 2021.
BERNARDINO, Fredson A. S. Metropolização do espaço na Amazônia Ocidental: discurso e diferenciação espacial na Região Metropolitana Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia). - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
BRAGA, Eduardo Henrique. F. A (re)produção da metrópole na Amazônia: Manaus, a cidade que atravessa o rio. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Manaus: 2019.
BUZAGLO, Luis Felipe P. Transformações em curso: o avanço do meio técnico-científico informacional na região metropolitana de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
CORRÊA, Roberto L. Corporação, práticas espaciais e gestão do território. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, v.15, 1992. Disponível: <https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/5934>. Acesso em: 21 de nov. de 2023.
CORRÊA, Roberto Lobato. Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, v. 9, n. 16, 2012. Disponível: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12033>. Acesso em 20 nov. 2023.
EHNERT, Alexandre R. von. A Região Metropolitana de Manaus e as migrações pendulares. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados do Brasil. 2023. Disponível: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 04 dez. 2023.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de Influência das Cidades (REGIC) - 2007. Rio de Janeiro: 2007.
ISA - INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Área de Proteção Ambiental Margem Direita do Rio Negro. 2021. Disponível: <https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/847>. Acesso em 10 nov. 2023.
LENCIONI, Sandra. Metropolização do espaço: processos e dinâmicas. In: Alvaro Ferreira, João Rua, Glaucio José marafon, Augusto César Pinheiro da Silva (org.). Metropolização do espaço: gestão territorial e relações urbano-rurais. Rio de Janeiro: Consequência, 2013.
LIMA, Marcos Castro. Análise da relação entre o Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Manaus e a ação político-jurídico-ideológica na produção de um novo espaço. GeoAmazônia, v. 10, n. 20, 2022. Disponível: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13663>. Acesso em 04 dez. 2023.
LIMA, Marcos Castro de. Quando o amanhã vem ontem: a institucionalização da região metropolitana de Manaus e a indução ao processo de metropolização do espaço na Amazônia ocidental. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: setembro, 2014.
LIMA, Suzane Patrícia M. de. Neoliberalismo, Território e a Região Metropolitana de Manaus – Nos entremeios de uma “região incomum” e o comum como princípio da geopolítica da metropolização. In: Anderson Lincoln Vital da Silva (org.). Estudos em Ciências Humanas e Sociais – Volume 1. Belo Horizonte: Poisson, 2021.
MACIEL, Jessé Burlamaque; LIMA, Marcos Castro. A metropolização do espaço em Iranduba: uma nova configuração com expansão imobiliária. Anais do II SEURB, 2013. Disponível: <http://www.fecilcam.br/anais/ii_seurb/documentos/maciel-jesse-burlamaque.pdf>. Acesso de 17 de nov. de 2023.
MATIAS, Lindon F. Por uma economia política das geotecnologias. Scripta Nova, vol. VIII, n. 170 (52), 1 ago. 2004. Disponível: <https://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-170-52.htm>. Acesso em 10 nov. 2023.
PDIRMM - PLANO DIRETOR INTEGRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS. Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Manaus. Manaus: 2010.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1988.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova. Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2012.
SOUSA, Isaac. A ponte Rio Negro e a Região Metropolitana de Manaus: adequações no espaço urbano-regional à reprodução do capital. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Defendida junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fredson Bernardino Araújo da Silva, Marcos Castro de Lima, Bruno Sarkis Vidal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).