UM ESTUDO DA INFRAESTRUTURA HOTELEIRA DA PARTE CENTRAL DA CIDADE DE TEFÉ/AM
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8172Palavras-chave:
Tefé; Infraestrutura; Hotelaria;Resumo
RESUMO
O estudo, propõe investigar a infraestrutura dos hotéis da cidade Tefé/Am, tendo como objetivo principal analisar a infraestrutura hoteleira da parte central da cidade, visando a demanda turística. Evidenciando os objetivos específicos de identificar e mapear os hotéis regularizados, que compõem a rede hoteleira da parte central de Tefé; compreendendo a dinâmica da rede hoteleira de Tefé, como importante aspectos para o turismo. A pesquisa parte de uma metodologia de análise quantitativa e qualitativa, com revisão bibliográfica, pesquisa de campo, com aplicação de questionário para demonstrar o mapeamento e contabilizar os resultados. Com base nos aspectos metodológicos, de pesquisa bibliográfica dos resultados, do artigo do Autor (ALMEIDA; 2009) “Matriz de Avaliação de Potencial Turístico de localidades Receptoras”, que traduz os níveis hierárquicos dos da Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR. Assim descrever os resultados da dinâmica da infraestrutura hoteleira de Tefé. Trataremos de evidenciar a categoria “espaço" e os conceitos de Turismo, Espaço Turístico, Hotelaria e Turista como visão teórica. A análise feita na pesquisa da infraestrutura, teve resultado relevante e significativo, pois apresenta uma quantidade de hotéis na área central muito significativa, serviços personalizados, o valor da diária em média é R$70,00 a R$300,00 dependendo do hotel escolhido, os diferentes públicos que procuram os serviços: exemplo (comerciantes, agricultores, empresários, trabalhadores e empresas). Por fim a análise do estudo da infraestrutura hoteleira da área central de Tefé/ Am, trouxe a reflexão, significativa, pois contribuem com a economia da cidade e os serviços oferecidos aos turistas em especial.
PALAVRAS-CHAVE: Tefé; Infraestrutura; Hotelaria.
Referências
ALMEIDA, M. V. de. Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 541-561, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p541-561. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14200.
BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. São Paulo - Edusc, 2002.
CANDIDO, I; VIERIA, E.V. Gestão de Hotéis: Técnicas, Operações e Serviços. Caxias do Sul: EDUCS, 2003
DA CRUZ DE, Scheine Neis Alves et al. Sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem (SBClass) na perspectiva dos hóspedes. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 5, p. 93-114, 2016.
DA SILVA, Carlos Henrique Costa. O turismo e a produção do espaço: perfil geográfico de uma prática socioespacial. Geografia Ensino & Pesquisa, p. 47-62, vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012.
DE OLIVEIRA MORAES, André. SCHOR, Tatiana. MERCADOS, TABERNAS E FEIRAS: Custo de Vida nas Cidades na Calha do Rio Solimões. Mercator - volume 9, número 19, 2010: mai./ago. DOI: 10.4215/RM2010.0919.0008
DE SOUZA, Silvana do Rocio; BAHL, Miguel; KUSHANO, Elizabete Sayuri. O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social. Revista Hospitalidade, n. 2, 2013.
EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO/Metodologia do inventário da oferta turística. Rio de Janeiro. 1984 https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/tefe.html data de acesso 27/08/2023 as 12:34hs.
MEIRA; Jessica Vieira de Souza; A Qualidade do Serviços nas Hotelaria Brasileira: Uma Avalição das Redes Hoteleiras Sob a Ótica de Seus Gestores/Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria / Balneário Camburiú- SC, 2012.
MOREIRA, Ruy, Pensar e Ser em Geografia: ensaio de história, epistemológica e ontologia do espaço geográfico/ Ruy Moreira. -2 ed.- São Paulo: contexto 2011.
Organização Mundial do Turismo – www.wto.org. Acesso dia 27/08/2023 as 12: 45hs
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 4. ed. São Paulo: Hucitec , 1996.
Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) - Cartilha de Processo de Classificação. Coordenação e Execução Ministério de Turismo e Fundação Universa Impresso no Brasil - Printed in Brazil 2ª edição Distribuição gratuita. Ministério do Turismo Esplanada dos Ministérios, bloco U, 2º andar 70065-900 - Brasília - DF / 2010. Ministério do Turismo Todos os direitos reservados. www.turismo.gov.br acesso 21/09/2023
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Delzilene Anaquiri, Jubrael Mesquita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).