UM ESTUDO DA INFRAESTRUTURA HOTELEIRA DA PARTE CENTRAL DA CIDADE DE TEFÉ/AM

Autores

  • Delzilene da Costa Anaquiri Universidade do Estado do Amazonas
  • Jubrael Mesquita Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8172

Palavras-chave:

Tefé; Infraestrutura; Hotelaria;

Resumo

RESUMO 

O estudo, propõe investigar a infraestrutura dos hotéis da cidade Tefé/Am, tendo como objetivo principal analisar a infraestrutura hoteleira da parte central da cidade, visando a demanda turística. Evidenciando os objetivos específicos de identificar e mapear os hotéis regularizados, que compõem a rede hoteleira da parte central de Tefé; compreendendo a dinâmica da rede hoteleira de Tefé, como importante aspectos para o turismo. A pesquisa parte de uma metodologia de análise quantitativa e qualitativa, com revisão bibliográfica, pesquisa de campo, com aplicação de questionário para demonstrar o mapeamento e contabilizar os resultados. Com base nos aspectos metodológicos, de pesquisa bibliográfica dos resultados, do artigo do Autor (ALMEIDA; 2009) “Matriz de Avaliação de Potencial Turístico de localidades Receptoras”, que traduz os níveis hierárquicos dos da Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR. Assim descrever os resultados da dinâmica da infraestrutura hoteleira de Tefé. Trataremos de evidenciar a categoria “espaço" e os conceitos de Turismo, Espaço Turístico, Hotelaria e Turista como visão teórica. A análise feita na pesquisa da infraestrutura, teve resultado relevante e significativo, pois apresenta uma quantidade de hotéis na área central muito significativa, serviços personalizados, o valor da diária em média é R$70,00 a R$300,00 dependendo do hotel escolhido, os diferentes públicos que procuram os serviços: exemplo (comerciantes, agricultores, empresários, trabalhadores e empresas). Por fim a análise do estudo da infraestrutura hoteleira da área central de Tefé/ Am, trouxe a reflexão, significativa, pois contribuem com a economia da cidade e os serviços oferecidos aos turistas em especial.

PALAVRAS-CHAVE: Tefé; Infraestrutura; Hotelaria.

Biografia do Autor

  • Delzilene da Costa Anaquiri, Universidade do Estado do Amazonas

     Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2013), tenho pós graduação em geografia. Graduação em TEOLOGIA PASTORAL pela Universidade Católica de Brasília (2012).

  • Jubrael Mesquita , Universidade do Estado do Amazonas

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Mestre em Geografia Humana atuando na linha de Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). É Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas atuando no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST/UEA. Atualmente é Coordenador do Curso, participante do Núcleo de Estudos Geográfico do Médio Solimões - NEGEM, e membro do Laboratório de Geografia do Trabalho e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - LAGETTAM, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a urbanização das cidades amazônicas, bem como sua economia, cultura e memória, pautados no desenvolvimento social e sustentável dos povos da Amazônia Ocidental

Referências

ALMEIDA, M. V. de. Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 541-561, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p541-561. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14200.

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. São Paulo - Edusc, 2002.

CANDIDO, I; VIERIA, E.V. Gestão de Hotéis: Técnicas, Operações e Serviços. Caxias do Sul: EDUCS, 2003

DA CRUZ DE, Scheine Neis Alves et al. Sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem (SBClass) na perspectiva dos hóspedes. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 5, p. 93-114, 2016.

DA SILVA, Carlos Henrique Costa. O turismo e a produção do espaço: perfil geográfico de uma prática socioespacial. Geografia Ensino & Pesquisa, p. 47-62, vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012.

DE OLIVEIRA MORAES, André. SCHOR, Tatiana. MERCADOS, TABERNAS E FEIRAS: Custo de Vida nas Cidades na Calha do Rio Solimões. Mercator - volume 9, número 19, 2010: mai./ago. DOI: 10.4215/RM2010.0919.0008

DE SOUZA, Silvana do Rocio; BAHL, Miguel; KUSHANO, Elizabete Sayuri. O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social. Revista Hospitalidade, n. 2, 2013.

EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO/Metodologia do inventário da oferta turística. Rio de Janeiro. 1984 https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/tefe.html data de acesso 27/08/2023 as 12:34hs.

MEIRA; Jessica Vieira de Souza; A Qualidade do Serviços nas Hotelaria Brasileira: Uma Avalição das Redes Hoteleiras Sob a Ótica de Seus Gestores/Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria / Balneário Camburiú- SC, 2012.

MOREIRA, Ruy, Pensar e Ser em Geografia: ensaio de história, epistemológica e ontologia do espaço geográfico/ Ruy Moreira. -2 ed.- São Paulo: contexto 2011.

Organização Mundial do Turismo – www.wto.org. Acesso dia 27/08/2023 as 12: 45hs

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 4. ed. São Paulo: Hucitec , 1996.

Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) - Cartilha de Processo de Classificação. Coordenação e Execução Ministério de Turismo e Fundação Universa Impresso no Brasil - Printed in Brazil 2ª edição Distribuição gratuita. Ministério do Turismo Esplanada dos Ministérios, bloco U, 2º andar 70065-900 - Brasília - DF / 2010. Ministério do Turismo Todos os direitos reservados. www.turismo.gov.br acesso 21/09/2023

Downloads

Publicado

04/10/2024

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 17

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.