The necessary decolonization of minds for good living

Authors

  • Klondy Lucia de Oliveira Agra Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5480

Keywords:

Development, Nature, Life Concept.

Abstract

he Nature that provides us with life and well-being, was in second plan in life of the man / woman who, while desiring quality of life, aimed, for decades, to follow the paths imposed by the countries considered developed. In this article, resulting from bibliographic research, with the main objective of analyzing the current proposals that are displayed in the 

Artigos

A necessária decolonização de mentes para o bem viver

The necessary decolonization of minds for good living

La necesidad de descolonizar las mentes para el vivir bien

 Klondy Lucia de Oliveira Agra [1] klondy2@gmail.com
Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, Brasil

 

 

Revista Presença GeográficaFundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil ISSN-e: 2446-6646Periodicidade: Frecuencia continuavol. 07, núm. Esp.02, 2020rpgeo@unir.br

Recepção: 10 Julho 2020

Aprovação: 11 Setembro 2020

URL: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/274/2741508008/index.html

DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5480

 

 

  

 

 

Resumo: A Natureza que nos proporciona a vida e o bem-estar, esteve em segundo plano na vida do homem/mulher que ao desejar qualidade de vida, visou, durante décadas, seguir os caminhos impostos pelos países considerados desenvolvidos. Neste artigo, resultante de pesquisa bibliográfica, com o objetivo principal de analisar as propostas atuais que se exibem na academia sobre o Desenvolvimento e o Bem Viver, procura-se discutir a definição desenvolvimento, com auxílio de teóricos das ciências sociais, verificando as diferenças trazidas por esse termo entre os chamados países centrais (desenvolvidos) e periféricos (não desenvolvidos) para então analisar a possibilidade do Bem Viver e a necessária decolonização de mentes para a desconstrução de conceitos e fazeres que lembram a colonização europeia na América Latina e, a partir daí, sugerir caminhos a um novo conceito de vida.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Natureza, Conceito de Vida.

Abstract: The Nature that provides us with life and well-being, was in second plan in life of the man / woman who, while desiring quality of life, aimed, for decades, to follow the paths imposed by the countries considered developed. In this article, resulting from bibliographic research, with the main objective of analyzing the current proposals that are displayed in the academy on Development and Well Being, we seek to discuss the definition of development, with the help of social sciences theorists, verifying the differences brought by this term between the so-called central (developed) and peripheral (non-developed) countries to then analyze the possibility of Well Living and the necessary decolonization of minds for the deconstruction of concepts and actions that resemble European colonization in Latin America and, from then on hence, suggesting ways to a new concept of life.

Author Biography

  • Klondy Lucia de Oliveira Agra, Universidade Federal de Rondônia
    Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2004). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1999). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - UNINTER (2018). Graduação em Letras Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Pará (1983), Graduação em Pedagogia - Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1977). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Rondônia e professora da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução - sentido - cultura, formação do professor, língua estrangeira, estudo interdisciplinar, Geografia Cultural, comunidades amazônicas, discurso colonizador, formação do professor e educação inclusiva.

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Published

03/10/2020

How to Cite

The necessary decolonization of minds for good living. (2020). Revista Presença Geográfica, 7(2), 15-24. https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5480

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