A PERMACULTURA NO ESPAÇO ESCOLAR: O PLANEJAMENTO ESPACIAL DO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO/DF
DOI :
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i2.6794Mots-clés :
Permacultura, Planejamento, Interdisciplinaridade, campus Riacho Fundo.Résumé
O presente trabalho visa discutir os resultados alcançados com a pesquisa realizada entre os anos de 2019 e 2020 no Instituto Federal de Brasília campus Riacho Fundo, acerca do potencial de implementação de práticas de permacultura nas áreas que compõem a unidade acadêmica mencionada. Recorreu-se a estudos bibliográficos, levantamento de dados com o público que compõe a comunidade atendida pela instituição, bem como a visitas técnicas para obtenção dos dados ora apresentados e discutidos. Trata-se de um primeiro passo a fim de garantir o planejamento para a efetivação da permacultura considerando as especificidades locais e as expectativas da comunidade.
Téléchargements
Références
AB’SÁBER, A. Domínios de natureza no Brasil – potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.
COELHO, D. E. P.; BÓGUS, M. C. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. In: Saúde e Sociedade. v.25, n.3, p.761-771. São Paulo, 2016.
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na Promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. In: REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 42-60 Abril, 2010.
DOXSEY, J. R.; DE RIZ, J. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2003.
HENDERSON, D. F. Permacultura: as técnicas, o espaço, a natureza e o homem. Monografia – Instituto de Ciências Sociais, Depto. de Antropologia. Brasília: UnB, 2012.
HOLMGRENS, D. Os fundamentos da permacultura. Victoria, Holmgrens Desing Service, 2007.
MEDEIROS, J. de D. Guia de campo: vegetação do Cerrado 500 espécies. – Brasília: MMA/SBF, 2011
MOLLISON, B. A comunidade da permacultura. Panfleto XIII da Série Curso de Design em Permacultura. Wilton, Yankee Permaculture, 1981.
MOLLISON, B. Introdução à permacultura. Brasília, MA/SDR/PNFC, 1998.
MOLLISON, B. Fazendo projetos de permacultura. Panfleto VII da Série Curso de Design em Permacultura. Brasil, 2001.
MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Monografia [manuscrito]. Florianópolis, UFSC, 2006.
NERY. D. Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil. São Carlos, 2018.
ROTOLO, T. M.; PIMENTEL, G. S.; SILVA, T.F. Saberes críticos: o potencial do ensino de humanidades na formação do cozinheiro profissional. In: Revista Eixo, v. 8, n. 1. Brasília: IFB, 2019.
SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
SOARES, A. L. J. Conceitos básicos sobre permacultura. Brasília: MA/SDR/PNFC, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Sabrina Alves Cardoso, Luan do Carmo da Silva 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Cette oeuvre est licenciée avec une Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l’oeuvre étant concédée simultanément sous la Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional qui permet le partage du travail avec la reconnaissance de l’auteur et la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont de l’autorisations d’assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publier dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de l’auteur et de la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi qu'accroître l'impact et citation de l'ouvrage publié (voir O Efeito do Acesso Livre ou The Effect of Open Access).