O Mito da Deusa Pirichuchio
entre a Ficção e a Realidade
Palavras-chave:
Tahuantinsuyu, Mitología, Cultura popular, MemoriaResumo
Na Amazônia boliviana, uma longa tradição oral perduara entre as comunidades indígenas/camponesas. Muito desse legado das culturas antigas nos é transmitido através de mitos, histórias e lendas. Entre eles, um dos mais destacados é o do “Pirichuchio”. Narrativa que perdurou cinco séculos na memória coletiva, porque há pouco tempo foi apresentado o acontecimento do encontro de uma camponesa com um ser excepcional, que ela e a comunidade atribuíram ser esse ser. O texto aqui apresentado relaciona duas versões do mito (séculos XVII e XX). O tema principal não é apenas a narrativa fabulosa e fantasiosa da origem de Pirichuchio, o que é essencial é sua relação com a entrada dos conquistadores do Império Tahuantinsuyu na área. O mito evocaria a resistência que os habitantes dos Antis, os “chunchos”, poderiam apresentar. Esse ser alado encarnaria um rei-sacerdote, um rei-xamã iniciado por um amaru (serpente), um brasão Inka e um símbolo do Oriente. Ambas as analogias, rei-xamã/rei-sacerdote, remeteriam às formas de organização dessas sociedades amazônicas, como mostram os estudiosos da etnia tacana.
Downloads
Referências
CASEVITZ, R. N.; SAIGNES,Th. El piedemonte Oriental de los Andes: Realidades geográficas y representaciones inca. In: Al Este de los Andes. Relaciones entre las Sociedades Amazónicas y Andinas entre los siglos XV y XVII, Tomo I. Quito: Ediciones Abya-Yala, Instituto Francés de Estudios Andinos (IFEA), 1988. p. 43-54.
GAMARRA TÉLLEZ, María del Pilar. Colección Cuadernos de Historia Regional. Amazonía Boliviana. Construcción del espacio-territorio e identidad regional (1440-2000), En publicación.
GAMARRA TÉLLEZ, María del Pilar. El Ultimo bosque, mitos, cuentos y leyendas de la Amazonía boliviana. 2010.
GAMARRA TÉLLEZ, María del Pilar. El último bosque, Primer Relato, Pirichuchio la diosa alada del pantano. In: SUÁREZ VACA, Justa (Coordinación). Cultura e Identidad Beniana. Memoria del Primer Coloquio Departamental. Casa de la Cultura del Beni, Gobierno Departamental Prefectural del Beni, Programa de Investigaciones Estratégicas en Bolivia (PIEB), PNUD-Bolivia ACDI-Canadá- Plural Editores, 2010. p. 119-128.
GARCÍA GUAL, Carlos. Prólogo a la obra de Robert Graves. In: GRAVES, Robert. Los mitos griegos. España: Printer Industrias Gráficas, Newco, S.L, 2009. p. 11.
GISBERT, Teresa. El paraíso de los pájaros parlantes. La imagen del otro en la cultura andina. 3 ed., La Paz: Plural Editores, 2008, p. 151.
GRAVES, Robert. Los mitos griegos. España: Printer Industrias Gráficas, Newco, S.L, 2009.
LEHM, Zulema. Sistematización de la Historia del Gobierno en la Región Tacana. Consejo Indígena del Pueblo Tacana: Bolívia, 2016. Disponible en: https://bolivia.wcs.org.
POBLETE, Enrique Oblitas. Cultura callawaya. 2008, p. 96.
VALERA, Blas. Tres Relaciones de antigüedades peruanas (1950), 2008.
WYNEN, Donald Van; WYNEN, Mabel Garrard de Van. Fonemas Tacana modo de acentuación. Cochabamba, Instituto Lingüístico de Verano en colaboración con el Ministerio de Asuntos Campesinos y el Ministerio de Educación y Bellas Artes. Oficialía Mayor de Cultura, Departamento de Arqueología, Etnología y Folklore, 1962.
ZUIDEMA, Tom. La Civilización Inca en el Cuzco. Fondo de cultura Económica, México, 1991.
ZUIDEMA, Tom. The Ceque system of Cuzco. The Social Organization of the capital of the inca, Leiden, 1964
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 María del Pilar Gamarra Téllez
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.