O Negro em Rolim de Moura

Autores/as

  • Everaldo Lins de Santana UAN - Universidade Agostinho Neto

Palabras clave:

Negritude, Democracia racial, Consciência social

Resumen

Este artigo visa tocar, pela primeira vez e de forma sucinta, na questão do negro no município de Rolim de Moura. É uma tentativa de citar a contribuição do negro, dos afrodescendentes na construção deste município e refletir sobre a invisibilidade desses descendentes, além de repensar, de questionar a dita “democracia racial” e chamar a atenção dos próprios negros para a necessidade de se ter consciência de sua própria negritude.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everaldo Lins de Santana, UAN - Universidade Agostinho Neto

Professor de Filosofa, Mestre em Etnolinguística africanista pela UNIR e Doutorando em Etnolinguística africanista pela UAN - Universidade Agostinho Neto, África.

Citas

CARNEIRO, Edison. Antologia do Negro Brasileiro.s,l : Ediouro, s.d.

MUNANGA, kabengele. A redemocratização de 1945 e a crise do mito de democracia racial: Uma vista panorâmica. In: SALGUEIRO, Maria Aparecida Andrade (Org.). A República e a Questão do negro no Brasil/ org. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

Publicado

05/10/2020

Cómo citar

Santana, E. L. de. (2020). O Negro em Rolim de Moura. Afros & Amazônicos, 1(1), 35–40. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5680

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.