“TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO": CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO NO POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI EM RONDÔNIA E EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATO GROSSO

Authors

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2717

Keywords:

Tempo. Povos indígenas. Comunidades tradicionais. Povo Puruborá.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir acerca da concepção e da relação com o tempo vivenciado na aldeia Aperoi em Seringueiras, no Estado de Rondônia, única aldeia do povo Puruborá. Trata-se de reflexões realizadas no decorrer de uma pesquisa de doutorado em andamento e que a partir do materialismo histórico dialético e elementos da pesquisa participante, tem o intuito de compreender a produção da vida material e imaterial do povo Puruborá e os saberes construídos e transmitidos durante essa produção, buscando verificar se há indícios da Produção Associada entre esse povo indígena. Os instrumentos utilizados no decorrer da pesquisa de doutorado são a análise documental, a observação participante, entrevistas e oficinas. Conclui-se que no povo Puruborá e em algumas comunidades tradicionais do Estado de Mato Grosso a concepção e a utilização do tempo se difere da lógica do modo de produção capitalista, permitindo uma concretização do processo de humanidade e liberdade do ser humano.

Author Biographies

  • Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), linha de pesquisa Movimentos Sociais, política e educação popular. Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Bolsista de Demanda Social pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 
  • Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
    Graduado em Ciências Sociais pela PUCCAMP. Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). 

Published

15/01/2018

Issue

Section

ARTIGOS

How to Cite

“TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO": CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO NO POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI EM RONDÔNIA E EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATO GROSSO. (2018). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 75-91. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2717

Similar Articles

1-10 of 137

You may also start an advanced similarity search for this article.