O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3339Palabras clave:
assessoria psicopedagógica, ética psicopedagógica, práxis psicopedagógicaResumen
O presente artigo tem por objeto de estudo analisar o que faz um psicopedagogo institucional, a fim de buscarmos a compreensão sobre o seu objeto de atuação no contexto dos processos de ensino e aprendizagem escolar, assim como as dificuldades decorrentes deste processo onde atuam o sujeito, a família, a escola e a sociedade, num contexto sócio-histórico situado. O recorte da temática objetiva enfatizar a importância do Código de Ética do Psicopedagogo para a sua atividade, os processos de assessoramento psicopedagógico que visam delimitar seu campo de atuação, o compromisso da Psicopedagogia para com a escola, a família, a comunidade e a sociedade como um todo, a sua ação em três tempos, considerando o diagnóstico, a avaliação e a intervenção psicopedagógicas, assim como os seus processos de autoria de pensamento, tornando a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade. Neste sentido, a prática psicopedagógica pode proporcionar através do diagnóstico e da assessoria a busca da superação das dificuldades encontradas no processo de aprendizagem, favorecendo vínculos e parcerias educativas na construção de alunos assíduos, responsáveis, criativos, espontâneos e transformadores da sua própria realidade e contexto. Assim, torna-se importante estimular um contexto educacional que realize a integração dos saberes de maneira interdisciplinar, tão importantes para a inclusão e promoção da aprendizagem considerando o corpo, o organismo, o desejo e a inteligência durante o processo de aquisição dos saberes a exemplo da caixa lúdica que pode proporcionar através de diversos materiais o despertar de estruturas cognitivas do educando, como a atenção, a memória, a concentração e a criatividade como um recurso facilitador dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, a ética psicopedagógica pode servir como um norte para as ações do psicopedagogo na instituição escolar, a fim de tornar a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade que seja por excelência, inclusiva.
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