O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3339

Palabras clave:

assessoria psicopedagógica, ética psicopedagógica, práxis psicopedagógica

Resumen

O presente artigo tem por objeto de estudo analisar o que faz um psicopedagogo institucional, a fim de buscarmos a compreensão sobre o seu objeto de atuação no contexto dos processos de ensino e aprendizagem escolar, assim como as dificuldades decorrentes deste processo onde atuam o sujeito, a família, a escola e a sociedade, num contexto sócio-histórico situado. O recorte da temática objetiva enfatizar a importância do Código de Ética do Psicopedagogo para a sua atividade, os processos de assessoramento psicopedagógico que visam delimitar seu campo de atuação, o compromisso da Psicopedagogia para com a escola, a família, a comunidade e a sociedade como um todo, a sua ação em três tempos, considerando o diagnóstico, a avaliação e a intervenção psicopedagógicas, assim como os seus processos de autoria de pensamento, tornando a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade. Neste sentido, a prática psicopedagógica pode proporcionar através do diagnóstico e da assessoria a busca da superação das dificuldades encontradas no processo de aprendizagem, favorecendo vínculos e parcerias educativas na construção de alunos assíduos, responsáveis, criativos, espontâneos e transformadores da sua própria realidade e contexto. Assim, torna-se importante estimular um contexto educacional que realize a integração dos saberes de maneira interdisciplinar, tão importantes para a inclusão e promoção da aprendizagem considerando o corpo, o organismo, o desejo e a inteligência durante o processo de aquisição dos saberes a exemplo da caixa lúdica que pode proporcionar através de diversos materiais o despertar de estruturas cognitivas do educando, como a atenção, a memória, a concentração e a criatividade como um recurso facilitador dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, a ética psicopedagógica pode servir como um norte para as ações do psicopedagogo na instituição escolar, a fim de tornar a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade que seja por excelência, inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael da Silveira, Faculdade Anchieta do Recife (FAR)

Pós-graduando em Neuropsicopedagogia (concluí em 2019), Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (2017.1), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015.1) em EAD pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ) e Graduado em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional (2013.1) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC); Atualmente é Professor-Convidado no Curso de Psicopedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (FAR-PE), desde 2017.2  e pesquisador dos processos de ensino e aprendizagem escolar.

Citas

BEAUCLAIR, João. Para entender psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, Ed., 2009.

______. Psicopedagogia: trabalhando competências, criando habilidades. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

BONALS, Joan; GONZÁLEZ, Ângela. A demanda por avaliação psicopedagógica. In: SÁNCHEZ-CANO, Manuel; BONALS, Joan. Avaliação psicopedagógica. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CARVALHO, Maria. A trajetória da psicopedagogia, suas contribuições e limites. Disponível em: http://www.psicopedagoga.org/index.php?option=com_content&view=frontpage&Item id=1 Acesso em: 26 jun. 2018.

FANTOVA, Francesc Marro. O psicopedagogo na área de recursos humanos das organizações. In: IGEA, Benito del Rincón. Presente e futuro do trabalho psicopedagógico. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

FERREIRA, R. T. da S. Importância do psicopedagogo no ensino fundamental.

Blogspot, 2008.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Trad. Iara Rodriguês. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

______. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Trad. Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Trad. Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PORTO, Olivia. Bases da Psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

PSICOPEDAGOGIA, Associação Brasileira de. Código de Ética do Psicopedagogo. Disponível em: http://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html Acesso em: 24 jun. 2018.

Publicado

03/04/2019

Cómo citar

Silveira, R. da. (2019). O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 134. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3339