Competências pedagógicas dos professores e processo de aprendizagem
estudo exploratório num complexo escolar de Benguela-Angola
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e4133Palavras-chave:
competências pedagógicas, professores, processo de ensino-aprendizagem, alunoResumo
A actividade docente vem se modificando muito em decorrência das transformações nas concepções de escola e nas formas de construção do saber, resultando na necessidade de se repensar na intervenção didáctico-pedagógica da pratica escolar. A presente reflexão é parte de um estudo realizado durante o ano lectivo de 2014/2015, no âmbito da Monografia de Licenciatura em Psicologia da Educação, subordinada ao tema as competências pedagógicas dos professores e sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da 6ª Classe do Complexo Escolar de Benguela-Angola. Tem como objectivo central: Analisar a influência das competências pedagógicas dos professores no processo de ensino-aprendizagem no Complexo Escolar de Benguela-Angola. Para a presente abordagem utilizamos o método de pesquisa de campo do tipo descritiva, com inspiração da abordagem mista. Fizemos ainda recurso aos aportes da pesquisa bibliográfica, inquérito por entrevista e por questionários. Para isso, foram seleccionados 20 professores e 40 alunos da 6ª Classe e 2 membros da gestão escolar .Dos resultados obtidos verifica-se que as competências pedagógicas dos professores influenciam no processo de ensino-aprendizagem de forma razoável, tendo em conta muitos aspectos que ainda precisam ser melhorados para melhorar o processo de ensinar e aprender. Assim, dialogamos com Haidt, Perrenoud, Libâneo e outros que discutem as competências pedagógicas dos professores na melhoria das aprendizagens. Espera-se que esta singela reflexão possa contribuir para o debate e, quiçá, encorajar os agentes curriculares a revisar as concepções teóricas e metodológicas sobre a temática, tendo em vista o melhoramento do fazer didáctico.Referências
ALMEIDA, Leandro; FREIRE, Teresa. Metodologia da investigação em Psicologia Educacional. 3. ed. Braga: Psiquilíbrios, 2003.
CRUM, Bart. Funções e competências dos professores: consequências para a formação inicial. Boletim Curriculares Nacionais dos Cursos de Formação de Professores. Brasília, 2002.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto, 2001.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
MATOS, Seabra Abud. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 59, p. 298-324, set./dez, 2014.
PACHECO, José Augusto. O Pensamento e a Acção do Professor. Formação de Professores. Porto: Porto, 1995.
PERRENOUD, Philippe. A Pedagogia na Escola das Diferenças. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora ARTMEDS, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para uma nova profissão. Genebra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Genebra, 2000.
PHILLIPE, Philippe. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PEREIRA, Aporta. Concepções e práticas metodológicas em diferentes paradigmas de investigação. In: OLIVEIRA, Lucia; PEREIRA, Anabela; SANTIAGO, Rui. Investigação em educação abordagens conceptuais e práticas. Porto: Porto, 2004. p. 49-57.
SILVA, Ezequiel Teodoro. Como ser um mau / como ser um bom professor: o professor e o combate à alienação imposta. São Paulo: Cortez, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.