Competências pedagógicas dos professores e processo de aprendizagem

estudo exploratório num complexo escolar de Benguela-Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e4133

Palavras-chave:

competências pedagógicas, professores, processo de ensino-aprendizagem, aluno

Resumo

A actividade docente vem se modificando muito em decorrência das transformações nas concepções de escola e nas formas de construção do saber, resultando na necessidade de se repensar na intervenção didáctico-pedagógica da pratica escolar. A presente reflexão é parte de um estudo realizado durante o ano lectivo de 2014/2015, no âmbito da Monografia de Licenciatura em Psicologia da Educação, subordinada ao tema as competências pedagógicas dos professores e sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da 6ª Classe do Complexo Escolar de Benguela-Angola. Tem como objectivo central: Analisar a influência das competências pedagógicas dos professores no processo de ensino-aprendizagem no Complexo Escolar de Benguela-Angola. Para a presente abordagem utilizamos o método de pesquisa de campo do tipo descritiva, com inspiração da abordagem mista. Fizemos ainda recurso aos aportes da pesquisa bibliográfica, inquérito por entrevista e por questionários. Para isso, foram seleccionados 20 professores e 40 alunos da 6ª Classe e 2 membros da gestão escolar .Dos resultados obtidos verifica-se que as competências pedagógicas dos professores influenciam no processo de ensino-aprendizagem de forma razoável, tendo em conta muitos aspectos que ainda precisam ser melhorados para melhorar o processo de ensinar e aprender. Assim, dialogamos com Haidt, Perrenoud, Libâneo e outros que discutem as competências pedagógicas dos professores na melhoria das aprendizagens. Espera-se que esta singela reflexão possa contribuir para o debate e, quiçá, encorajar os agentes curriculares a revisar as concepções teóricas e metodológicas sobre a temática, tendo em vista o melhoramento do fazer didáctico.

Biografia do Autor

  • António Luis Julião, Universidade Katyavala Bwila

    Possui graduação em Psicologia Educacional (2009-2015) e Mestrado em Educação, na especialização de Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa (2018-2021) pelo Instituto Superior de Ciências da Educação afecto à Universidade Katyavala Bwila, Angola. É Docente do Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela, Angola, actuando no curso de graduação em Psicologia, Ensino Primário e Filosofia, sendo coordenador para área cientifica do Curso de Psicologia. É membro e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares GEPPC/UFPB (Universidade Federal da Paraíba). É revisor e parecista ad hoc de duas revistas científicas brasileiras e consultor de terreno. Desenvolve investigações nas áreas de Currículo, Políticas Educativas e Curriculares e Formação de Professores.

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Competências pedagógicas dos professores e processo de aprendizagem: estudo exploratório num complexo escolar de Benguela-Angola. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e4133. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e4133