A INTERDISCIPLINARIDADE FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3428

Palabras clave:

ensino de filosofia, interdisciplinaridade, filosofia no ensino médio

Resumen

O presente trabalho é resultado de um estudo que busca compreender a interdisciplinaridade do ensino da filosofia no Ensino Médio. Partindo da premissa que filosofia no ensino médio tem o objetivo de despertar o aluno para um novo olhar do mundo que o circunda, e, que a disciplina de filosofia não traz respostas prontas, ao contrário, deve estimular ao aluno a perguntar-se e a questionar-se sobre a realidade. Enfatiza-se, portanto, que é na instituição de ensino que devem ser desenvolvidas as atitudes ligadas ao pensamento, de forma que o indivíduo possa se colocar no espaço e no tempo em que vive de maneira efetiva para si e para o grupo que o cerca. Por essa ótica, faz-se necessário observar que o conteúdo de Filosofia não deve ser objeto de memorização de datas, filósofos e fragmentos de pensamentos, mas deve ser um exercício constante do pensar e refletir. Esse artigo trata do ensino de Filosofia numa perspectiva interdisciplinar e seu objetivo é refletir sobre a eficácia dessa metodologia.

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Biografía del autor/a

Wellington Costa de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), Pós-Graduado em Língua Portugues pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Pós-Graduado em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Especializando em Língua Brasileira de Sinais, pelo Instituto Cotemar. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS - MPICH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Diane Aparecida Figueiredo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Letras Português/Francês e Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD.  Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Simonsen. Técnico Administrativo em Educação do Campus do Mucuri - UFVJM

Saulo Magno Firmo Santos, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Graduado em Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD.  Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Professor do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais – SER-TO

Citas

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Publicado

31/12/2019

Cómo citar

Oliveira, W. C. de, Figueiredo, D. A., & Santos, S. M. F. (2019). A INTERDISCIPLINARIDADE FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 38–50. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3428