A RELAÇÃO COM O SABER E A DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: A INDISSOCIÁVEL RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTRATÉGICA ENTRE A TRÍADE
MATERIAL DIDÁTICO, WEB AULA E TUTORIA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4139Palabras clave:
interação, aprendizagem, ensino, tecnologia, materialResumen
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de aprofundamento teórico acerca da didática na educação a distância, web aula e a função do tutor. Objetiva apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de EAD e como essa modalidade de ensino vem sendo utilizada como estratégia de desenvolvimento, nos processos de ensino e aprendizagem, investigação e inovação no setor privado e na sociedade, tendo como enfoque o processo de gerar, coletar, assimilar, aproveitar e compartilhar o conhecimento. Apresenta-se resultados de pesquisas recentes que apontam as deficiências nessa modalidade dentre os quais a evasão de estudantes e apresentam caminhos para melhoria dos serviços prestados por instituições de ensino superior que ofertam educação a distância, nos aspectos referentes à metodologia, que promova interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. São vislumbrados aspectos referentes à didática na educação a distância, que tende a reproduzir problemáticas do ensino presencial, tutoria, sendo o tutor o mediador da aprendizagem, que, por meio do diálogo ameniza a distância física entre professor e aluno, tecnologia em EAD, como possibilidade de interação e comunicação, recursos linguísticos dos textos online e de materiais impressos em EAD, como metodologia que favoreça aprendizagens personalizadas e coletivas, priorizando as rede de conhecimento e as comunidades virtuais, com caráter interativo para melhor assimilação dos novos saberes e encontro presencial em EAD, que deve oportunizar ao aluno o contato com o saber de forma presencial, conduzir debates, discussões e estimular reflexões acerca dos assuntos abordados nos cursos e promover a interação entre os alunos.
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