Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltáico
Keywords:
Fotovoltaíco, LDR, Ensino de FísicaAbstract
Foi elaborado o produto educacional usando como
componente principal o resistor LDR para simular o efeito
fotovoltácio. Foi construído para que o aluno pudesse observar a
relação entre quantidade de luz e passagem de corrente elétrica
através do LDR.. Foi adaptado um relé para fazer o processo de
ligar e desligar. Também foi adaptado uma caixa de som para
possibilitar a audição do efeito sono quando da perturbação do
LDR. O Produto educacional foi apresentado a turmas no ensino
fundamental e ensino médio em escolas públicas de Porto Velho.
Downloads
References
GOLDEMBERG, J. (1997) Física Geral e Experimental, volume 1. Editora Nacional.
LUDUVICO, L. P. et al. Atividade Experimental no Ensino de Física; Em Busca da Aprendizagem Significativa. Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
MOREIRA, M. A. (2006) A teoria da Aprendizagem Significativa e Sua Implantação em Sala de Aula, UNB, Brasília.
CABALLER, M. e OÑORBE, A. (1997) “Resulución de problemas y actividades de laboratório”, em Luis de Carmen (comp.), La enseñanza y El aprendizaje de las ciências de La naturaleza em La educación secundaria, ICE, Universidade de Barcelona, Barcelona.
BACHELARD, G. La Formation de l’esprit scientifique, Paris, Librairie plilosophique J. Vrin.
GEORGES, S. (2003) Como ensinar as ciências experimentais? Didática e Formação, UNESCO, Brasília.
WERTHEIN, J. e CUNHA, C. D. (2005) Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas, UNESCO, Brasília.
SASSON, A. et. al. (2003) Cultura Científica, Um direito de todos, UNESCO, Brasília.
MOREIRA, M. A. e MASINI, E. F. (2002) Aprendizagem significativa, A teoria de Ausubel, Centauros, 2º ed., São Paulo.
RITTO, S. P. (1989) Psicologia da aprendizagem centrada no estudante, Papirus, 3º ed., São Paulo.
FREIRE, P. (1996) Pedagogia da autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e. Terra (1996).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).