Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltáico

Authors

  • judes gonçalves dos santos Universidade Federal de Rondônia
  • Marivaldo Rodrigues Lisboa Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Física de Porto Velho/MNPEF-P40

Keywords:

Fotovoltaíco, LDR, Ensino de Física

Abstract

Foi elaborado o produto educacional usando como
componente principal o resistor LDR para simular o efeito
fotovoltácio. Foi construído para que o aluno pudesse observar a
relação entre quantidade de luz e passagem de corrente elétrica
através do LDR.. Foi adaptado um relé para fazer o processo de
ligar e desligar. Também foi adaptado uma caixa de som para
possibilitar a audição do efeito sono quando da perturbação do
LDR. O Produto educacional foi apresentado a turmas no ensino
fundamental e ensino médio em escolas públicas de Porto Velho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

judes gonçalves dos santos, Universidade Federal de Rondônia

Docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Coordenador do Laboratório de Nanomateriais e Nanobiomagnetismo.

Marivaldo Rodrigues Lisboa, Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Física de Porto Velho/MNPEF-P40

Mestre em Física

References

GOLDEMBERG, J. (1997) Física Geral e Experimental, volume 1. Editora Nacional.

LUDUVICO, L. P. et al. Atividade Experimental no Ensino de Física; Em Busca da Aprendizagem Significativa. Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

MOREIRA, M. A. (2006) A teoria da Aprendizagem Significativa e Sua Implantação em Sala de Aula, UNB, Brasília.

CABALLER, M. e OÑORBE, A. (1997) “Resulución de problemas y actividades de laboratório”, em Luis de Carmen (comp.), La enseñanza y El aprendizaje de las ciências de La naturaleza em La educación secundaria, ICE, Universidade de Barcelona, Barcelona.

BACHELARD, G. La Formation de l’esprit scientifique, Paris, Librairie plilosophique J. Vrin.

GEORGES, S. (2003) Como ensinar as ciências experimentais? Didática e Formação, UNESCO, Brasília.

WERTHEIN, J. e CUNHA, C. D. (2005) Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas, UNESCO, Brasília.

SASSON, A. et. al. (2003) Cultura Científica, Um direito de todos, UNESCO, Brasília.

MOREIRA, M. A. e MASINI, E. F. (2002) Aprendizagem significativa, A teoria de Ausubel, Centauros, 2º ed., São Paulo.

RITTO, S. P. (1989) Psicologia da aprendizagem centrada no estudante, Papirus, 3º ed., São Paulo.

FREIRE, P. (1996) Pedagogia da autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e. Terra (1996).

Published

16/11/2021

How to Cite

dos santos, judes gonçalves, & Lisboa, M. R. (2021). Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltáico. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 2. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6550-23820-1-SM.PDF

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.