Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltáico

Autores/as

  • judes gonçalves dos santos Universidade Federal de Rondônia
  • Marivaldo Rodrigues Lisboa Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Física de Porto Velho/MNPEF-P40

Palabras clave:

Fotovoltaíco, LDR, Ensino de Física

Resumen

Foi elaborado o produto educacional usando como
componente principal o resistor LDR para simular o efeito
fotovoltácio. Foi construído para que o aluno pudesse observar a
relação entre quantidade de luz e passagem de corrente elétrica
através do LDR.. Foi adaptado um relé para fazer o processo de
ligar e desligar. Também foi adaptado uma caixa de som para
possibilitar a audição do efeito sono quando da perturbação do
LDR. O Produto educacional foi apresentado a turmas no ensino
fundamental e ensino médio em escolas públicas de Porto Velho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

judes gonçalves dos santos, Universidade Federal de Rondônia

Docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Coordenador do Laboratório de Nanomateriais e Nanobiomagnetismo.

Marivaldo Rodrigues Lisboa, Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Física de Porto Velho/MNPEF-P40

Mestre em Física

Citas

GOLDEMBERG, J. (1997) Física Geral e Experimental, volume 1. Editora Nacional.

LUDUVICO, L. P. et al. Atividade Experimental no Ensino de Física; Em Busca da Aprendizagem Significativa. Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

MOREIRA, M. A. (2006) A teoria da Aprendizagem Significativa e Sua Implantação em Sala de Aula, UNB, Brasília.

CABALLER, M. e OÑORBE, A. (1997) “Resulución de problemas y actividades de laboratório”, em Luis de Carmen (comp.), La enseñanza y El aprendizaje de las ciências de La naturaleza em La educación secundaria, ICE, Universidade de Barcelona, Barcelona.

BACHELARD, G. La Formation de l’esprit scientifique, Paris, Librairie plilosophique J. Vrin.

GEORGES, S. (2003) Como ensinar as ciências experimentais? Didática e Formação, UNESCO, Brasília.

WERTHEIN, J. e CUNHA, C. D. (2005) Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas, UNESCO, Brasília.

SASSON, A. et. al. (2003) Cultura Científica, Um direito de todos, UNESCO, Brasília.

MOREIRA, M. A. e MASINI, E. F. (2002) Aprendizagem significativa, A teoria de Ausubel, Centauros, 2º ed., São Paulo.

RITTO, S. P. (1989) Psicologia da aprendizagem centrada no estudante, Papirus, 3º ed., São Paulo.

FREIRE, P. (1996) Pedagogia da autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e. Terra (1996).

Publicado

16/11/2021

Cómo citar

dos santos, judes gonçalves, & Lisboa, M. R. (2021). Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltáico. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 2. Recuperado a partir de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6550-23820-1-SM.PDF

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.