Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), sobre Contextualização no ensino de Astronomia

Authors

  • Genilson C. C. de Oliveira aInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Kaleb R. Alho R. Alho Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Moriel M. Tenório M. Tenório Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Ensino de Astronomia, Contextualização, Astronomia, Física.

Abstract

Neste trabalho de levantamento bibliográfico teve como principal objetivo analisar os trabalhos que tratam do tema Contextualização do ensino de Astronomia publicados nas edições do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA). Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos enfoques dos artigos selecionados por meio da leitura do resumo de cada publicação, separando os mesmos por categorias. A partir desse procedimento, foram analisados os anais do I SNEA (2011) ao IV SNEA (2016). Deste modo, foram localizados 10 artigos relacionados ao tema desejado de um total de 423 trabalhos aprovados. Por meio da análise dos dados foi possível verificar as principais tendências e concepções presentes nas publicações que estão relacionadas ao levantamento de concepções alternativas, atividades experimentais, análise de materiais didáticos e formação de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Genilson C. C. de Oliveira, aInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Graduação em física e matemática

Kaleb R. Alho R. Alho, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Neste trabalho de levantamento bibliográfico teve como principal objetivo analisar os trabalhos que tratam do tema Contextualização do ensino de Astronomia publicados nas edições do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA). Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos enfoques dos artigos selecionados por meio da leitura do resumo de cada publicação, separando os mesmos por categorias. A partir desse procedimento, foram analisados os anais do I SNEA (2011) ao IV SNEA (2016). Deste modo, foram localizados 10 artigos relacionados ao tema desejado de um total de 423 trabalhos aprovados. Por meio da análise dos dados foi possível verificar as principais tendências e concepções presentes nas publicações que estão relacionadas ao levantamento de concepções alternativas, atividades experimentais, análise de materiais didáticos e formação de professores.

Moriel M. Tenório M. Tenório, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Professor no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

References

E. Albrecht, M. R. Voelzke, Análise comparativa entre os conteúdos de astronomia presentes nos PCN e nas propostas curriculares da Região Sul. Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 191-204, 2012.

A. R. Batista, A. P. Silva, P. Souza, Análise do perfil dos pesquisadores que publicam trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre o Ensino de Astronomia. Avaiable: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0266-1.pdf In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Carlos, 2017.

B. Bussi, P. S. Bretones, Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas... Rio de Janeiro; ABRAPEC, 2013 (no prelo).

C. A. Dias, J. R. S. Rita, Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n. 6, p. 55-65, 2008.

L. A. Fernandes, J. M. M. Gomes, Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. Avaiable on: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11638. Acesso em: 23 abr. 2016.

T. C. D. Fernandes, R. Nardi, Uma análise dos trabalhos sobre educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP, 2015.

D. Ferreira, F. A. Meglhioratti, Desafios e Possibilidades no Ensino de Astronomia, 2011. Avaiable on: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2356-8.pdf, Acesso em: 15 de dezembro de 2016.

A. C. Gil, Métodos e técnicas de pesquisa social, 5th.ed, São Paulo: Atlas, 1999.

G. Iachel, R. Nardi, Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Ensaio: Pesquisas em Ensino de Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 225-238, maio-ago., 2010.

R. Langhi, R. Nardi, Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista LatinoAmericana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005.

R. Langhi, R. Nardi, Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ensaio v.12, n.02, p 205-224, maio-ago, 2010.

F. A. Q. Marins, Astronomia: Um tema mais que necessário no Ensino Médio; Monografia (Curso de graduação em Física Licenciatura). Universidade Federal do Fluminense Niterói, 2013.

A. C. Milone, et al, Introdução à astronomia e astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Divisão de Astrofísica, São José dos Campos, 2003.

P. R. L. Oliveira, A. R. P. Ataíde, A temática nas publicações da área de Ensino de Ciências: um olhar sobre a abordagem histórica; Anais II CONEDU - Volume 2 , Número 1 , ISSN 2358-8829; 2015.

V. A. Queiroz, A astronomia presente nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

M.E.C., BRASIL. (May 2019). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2017. [Online]. Available: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

M.E.C., BRASIL, LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, Brasília: MEC, 1996.

M.E.C., BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: Ministério da Educação, 2002.

M.E.C., BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNEM. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: Ministério da Educação, 1999.

M.E.C., BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Volume 2, Brasília: Ministério da Educação, 2006.

M.E.C., BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB/CNE 15/1998, Brasília: Ministério da Educação, 1998.

L. S. Vygotsky, A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7th.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

C. A. V. Prudêncio, F. J. Guimarães, A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2017, p.1-7.

Published

16/11/2021

How to Cite

de Oliveira, G. C. C., Alho, K. R. A. R., & Tenório, M. M. T. M. (2021). Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), sobre Contextualização no ensino de Astronomia. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 3. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6553-23832-1-SM.PDF

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.